O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar

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2007

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Portuguese

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O papel do Director de Turma é cada vez mais determinante na organização escolar pela sua influência no equilíbrio entre os vários actores que se movimentam em cada comunidade educativas. O ponto de partida deste trabalho foi o de procurar entender quais as funções que influenciam de forma mais relevante o sucesso da actividade do Director de Turma. A análise do contexto permitiu caracterizar a emergência da função do Director de Turma, a sua evolução ao longo do tempo, os contornos do suporte jurídico e o seu enquadramento no sistema educativo. Foi conceptualmente possível formular dois âmbitos de actuação do Director de Turma: (1) Interno, essencialmente na sua vertente enquanto gestor intermédio na organização escolar; e (2) Externo, essencialmente na sua componente enquanto mediador sócio-cultural. O Director de Turma pode ser assim encarado como um "gestor de relacionamentos" cruzados entre: Alunos <> Professores / Escola <> Famílias. A opção metodológica do Estudo realizado foi a de tipificar diferentes Directores de Turma em funções dos seus anos de experiência, e da motivação e conhecimento sobre o exercício dessa função. Resultou assim uma segmentação que permitiu levar a diversas conclusões sobre a importância relativa dada pelos Directores de Turma a um conjunto de oito parâmetros associados à sua actividade. Apresenta-se objectivamente uma visão centrada no Director de Turma enquanto especialista que deve conhecer a envolvente em que actua, sendo esta posição conscientemente parcial e limitada, pois não tem em conta a visão das famílias, dos Alunos e dos outros Agentes implicados no processo educativo. O Director de Turma pode ter influência decisiva no sucesso educativo, sendo a sua actividade limitada por três factores principais: (1) a capacidade de lidar com a carga burocrática e administrativa associada, que reduz a disponibilidade para a mediação de relacionamentos; (2) o nível de formação específica e conhecimento sobre os contornos legais e apoios existentes para a formação; e (3) o perfil pessoal e motivação do Director de Turma. O papel do Director de Turma é multifacetado e ajusta-se sucessivamente em função dos tipos de relacionamento, podendo assumir várias formas em simultâneo. A análise dos questionários aos Directores de Turma permitiu mostrar que: (1) no relacionamento com os Alunos e Famílias é dominante a função de mediador sócio-cultural; e (2) no relacionamento com os Professores / Escola é dominante a componente de gestor intermédio na Organização Escolar. O papel desempenhado em cada uma destas situações é completamente diferente e implica que o Director de Turma tenha perfil adequado, formação e um bom conhecimento sobre essa função. A função de Coordenador de Directores de Turma pode ser muito importante, facilitando uma gestão mais global no ambiente Escolar.

Keywords

Gestão escolar, Organização escolar, Director de turma, TME

Document Type

Master thesis

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Citation

Torres, M. D. M. G. (2007). O papel do director de turma enquanto mediador sócio-cultural e gestor intermédio na organização escolar [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/20

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Orientação: Prof. Doutora Margarida Alice Ferreira Pinto Santos Carvalho.

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