Um novo modelo conceptual para o turismo urbano

dc.contributor.authorCosta, Carlos
dc.contributor.authorAlbuquerque, Helena
dc.date.accessioned2019-07-16T10:36:50Z
dc.date.available2019-07-16T10:36:50Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractIntrodução O turismo urbano tem vindo a crescer muito rapidamente. Enquanto o turismo de sol e praia esteve na origem da criação do turismo de massas das décadas de 60 e 70 do século XX, o turismo urbano é, inequivocamente, uma reedição da procura pelas cidades e pelo património, que sempre aconteceu em todas as civilizações e em todos os períodos históricos. Contudo, estas novas expressões do turismo urbano acontecem agora numa dimensão renovada, pelo facto de possuírem na sua base novos perfis demográficos e educacionais, novas dimensões tecnológicas, novas experiências e uma nova dinâmica de procura que podemos designar de "evasão eclética": trata-se de um conceito de redescoberta da viagem, de devaneio pelo mundo e um novo processo de consumo das cidades e das civilizações. Apesar de ser um fenómeno que emergiu na Antiguidade e que tem estado intemporalmente presente na evolução das cidades, foi apenas nas últimas décadas do século passado que o turismo urbano reemergiu com esta nova dinâmica, estando a tomar-se numa das atividades económicas dominantes em muitos centros urbanos. Este é um fenómeno que se verifica à escala mundial, mas que tem tido um forte crescimento em Portugal. Para além da expansão "natural" do turismo ao nível mundial, Portugal tem "beneficiado" da forte instabilidade política, em particular na bacia do Mediterrâneo (guerra e terrorismo), e da emergência de novos perfis demográficos na sociedade - os novos jovens são filhos de uma classe social educada nas universidades, com poder de compra mais elevado, tecnologicamente evoluída, com uma visão global do mundo e com uma nova dimensão "espiritual": depois de décadas de religiosidades, os países ocidentais e ocidentalizados têm evoluído, acrescentando novas dimensões e vivências interiores, mais ligadas ao lazer e ao escape psicológico. É nesta dimensão que o novo conceito de viagem, e em particular de viagem nas cidades, se encontra a emergir (Costa, 2016). (...)pt_PT
dc.identifier.citationCosta, C., & Albuquerque, H. (2017). Um novo modelo conceptual para o turismo urbano. In F. Silva, & J. Umbelino (coords.), Planeamento e desenvolvimento turístico (pp. 409-424). Lisboa: Lidel. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2790pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-752-230-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2790
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherLidel- Edições Técnicaspt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismo urbanopt_PT
dc.titleUm novo modelo conceptual para o turismo urbanopt_PT
dc.typebook partpt_PT
degois.publication.firstPage409pt_PT
degois.publication.lastPage424pt_PT
degois.publication.titlePlaneamento e desenvolvimento turísticopt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameAlbuquerque
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-id3C1B-8869-DF53
person.identifier.orcid0000-0003-3064-1514
person.identifier.ridAAC-6799-2020
person.identifier.scopus-author-id55957686700
relation.isAuthorOfPublication0e6e6c45-efe4-4c7f-9254-effc3b26df80
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