Educar jovens para o empreendorismo, um processo também emocional: um estudo de caso com jovens entre os 12 e os 16 anos
dc.contributor.author | Gomes, Carla Amélia Lemos dos Santos | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-05-18T16:25:37Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:30Z | |
dc.date.available | 2009-05-18T16:25:37Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:30Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | Pretendemos, com este estudo de caso, apontar um novo caminho para solucionar uma problemática que se traduz na necessidade crescente de empreendedores resultante da actual situação económica, tecnológica, cultural e social. O estudo teve por objecto a verificação de comportamentos empreendedores e competências emocionais, em jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, e a comprovação da possibilidade destes jovens poderem ser educados para o empreendorismo. Sabendo que as emoções têm um peso fulcral na existência humana, entendemos que é pela aquisição de competências emocionais que poderemos conseguir atingir este objectivo. Consideramos que a escola munida de meios materiais e humanos, deverá ser o palco de toda esta empreitada, não só porque é onde os jovens permanecem a maior parte do seu tempo, como por considerarmos que é o veículo certo para compensar as desvantagens socioculturais que alguns jovens suportam e garantir a igualdade de oportunidades para todos. Baseados nos resultados estatísticos dos questionários, na observação directa e na análise de conteúdo das questões abertas, verificámos que o núcleo familiar tem um peso significativo face à percepção que têm de si mesmos. Também constatámos que os comportamentos empreendedores e as competências emocionais reagiram de forma semelhante perante as varáveis independentes, o que nos levou a concluirque, muito provavelmente estão relacionadas. Além disso, averiguámos que os jovens gostaram das sessões e voltariam a participar nas mesmas. Estas conclusões levam-nos a crer que este poderá ser o caminho para a incubação do espírito empreenderor. Certamente existirão outros factores, para além daqueles que foram considerados, que intervêm nos resultados da investigação. No entanto, deixamos em aberto a sugestão de serem efectuados ulteriormente, outros estudos nesta área no sentido de trazerem dados novos a esta investigação. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: prof. Doutora Isabel Freitas. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, C. A. L. S. (2007). Educar jovens para o empreendorismo, um processo também emocional: um estudo de caso com jovens entre os 12 e os 16 anos [Dissertação de Mestrado em Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/165 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TMES 4 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/165 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Educação social | pt_PT |
dc.subject | Comportamentos empreendedores | pt_PT |
dc.subject | Igualdade de oportunidades | pt_PT |
dc.subject | Jovens educadores sociais | pt_PT |
dc.subject | TMES | |
dc.title | Educar jovens para o empreendorismo, um processo também emocional: um estudo de caso com jovens entre os 12 e os 16 anos | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |