Educar jovens para o empreendorismo, um processo também emocional: um estudo de caso com jovens entre os 12 e os 16 anos

dc.contributor.authorGomes, Carla Amélia Lemos dos Santospt_PT
dc.date.accessioned2009-05-18T16:25:37Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:30Z
dc.date.available2009-05-18T16:25:37Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:30Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.description.abstractPretendemos, com este estudo de caso, apontar um novo caminho para solucionar uma problemática que se traduz na necessidade crescente de empreendedores resultante da actual situação económica, tecnológica, cultural e social. O estudo teve por objecto a verificação de comportamentos empreendedores e competências emocionais, em jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, e a comprovação da possibilidade destes jovens poderem ser educados para o empreendorismo. Sabendo que as emoções têm um peso fulcral na existência humana, entendemos que é pela aquisição de competências emocionais que poderemos conseguir atingir este objectivo.  Consideramos que a escola munida de meios materiais e humanos, deverá ser o palco de toda esta empreitada, não só porque é onde os jovens permanecem a maior parte do seu tempo, como por considerarmos que é o veículo certo para compensar as desvantagens socioculturais que alguns jovens suportam e garantir a igualdade de oportunidades para todos. Baseados nos resultados estatísticos dos questionários, na observação directa e na análise de conteúdo das questões abertas, verificámos que o núcleo familiar tem um peso significativo face à percepção que têm de si mesmos. Também constatámos que os comportamentos empreendedores e as competências emocionais reagiram de forma semelhante perante as varáveis independentes, o que nos levou a concluirque, muito provavelmente estão relacionadas. Além disso, averiguámos que os jovens gostaram das sessões e voltariam a participar nas mesmas. Estas conclusões levam-nos a crer que este poderá ser o caminho para a incubação do espírito empreenderor. Certamente existirão outros factores, para além daqueles que foram considerados, que intervêm nos resultados da investigação. No entanto, deixamos em aberto a sugestão de serem efectuados ulteriormente, outros estudos nesta área no sentido de trazerem dados novos a esta investigação.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: prof. Doutora Isabel Freitas.pt_PT
dc.identifier.citationGomes, C. A. L. S. (2007). Educar jovens para o empreendorismo, um processo também emocional: um estudo de caso com jovens entre os 12 e os 16 anos [Dissertação de Mestrado em Educação Social, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/165pt_PT
dc.identifier.otherCota: TMES 4pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/165
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectComportamentos empreendedorespt_PT
dc.subjectIgualdade de oportunidadespt_PT
dc.subjectJovens educadores sociaispt_PT
dc.subjectTMES
dc.titleEducar jovens para o empreendorismo, um processo também emocional: um estudo de caso com jovens entre os 12 e os 16 anospt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

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