A influência do meio sócio-económico e cultural na aprendizagem da leitura e da escrita.
dc.contributor.author | Faria, Raquel Alexandra Neves de Oliveira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-09-25T08:50:58Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:40Z | |
dc.date.available | 2009-09-25T08:50:58Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:40Z | |
dc.date.issued | 2009 | pt_PT |
dc.description.abstract | O domínio da leitura e da escrita é uma conquista de alcance assinalável e determinante no desenvolvimento pessoal e social de todos os indivíduos. Neste estudo exploratório procura-se analisar os problemas da aprendizagem da leitura e da escrita, na sua fase inicial, numa tentativa de explicação para as dificuldades que muitos alunos manifestam na sua aquisição. Tenta-se também, analisar o porquê de certas crianças falharem na aprendizagem inicial da leitura e escrita e a forma como o meio sócio-económico e cultural pode influir nesse processo e no contexto educativo. O estudo empírico que desenvolvemos envolveu 50 crianças do pré-escolar, tendo-se identificado 25 crianças oriundas do meio sócio-económico e cultural considerado médio/alto e 25 do meio sócio-económico e cultural considerado baixo, estas últimas crianças consideradas como de “risco” na aquisição da aprendizagem da leitura e da escrita. Analisados os resultados da aplicação do T.I.C.L a essas crianças e a identificação daquelas que poderão apresentar dificuldades em aceder à leitura e à escrita, procura-se chamar a atenção para a forma como o sistema educativo “trata” estas primeiras dificuldades e como se intervém (ou não), na população considerada como de “risco” nesta aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutora Maria Celeste de Sousa Lopes. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Faria, R. A. N. O. (2009). A influência do meio sócio-económico e cultural na aprendizagem da leitura e da escrita [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/175 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 388 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/175 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Meio sócio-económico e cultural | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | A influência do meio sócio-económico e cultural na aprendizagem da leitura e da escrita. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1