A formação de professores em administração escolar e o exercício de funções de direcção.

dc.contributor.authorLucas, Fernanda Ambrósio de Carvalhopt_PT
dc.date.accessioned2009-05-13T16:18:17Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:38Z
dc.date.available2009-05-13T16:18:17Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T17:59:38Z
dc.date.issued2006pt_PT
dc.description.abstractO trabalho de investigação incidirá sobre a importância que a formação na área da administração escolar assume para o desempenho das competências dos directores e gestores escolares. Para o efeito desenvolveremos um estudo que incidirá sobre as representações que estes profissionais têm sobre a problemática evidenciada. O primeiro ponto designado de enquadramento teórico, incidirá sobre abordagens diversas como a escola enquanto organização educativa e as principais teorias organizacionais daí decorrentes. Analisaremos ainda o processo de gestão e administração escolar destacando a importância da gestão nas organizações aprendentes e os mecanismos de gestão estratégica. Focaremos também a importância da motivação para o corpo docente, referenciando a crise das motivações profissionais, assim como alguns estudos sobre esta mesma problemática. Num último ponto e constituindo o cerne da mesma investigação desenvolveremos a temática da formação de professores nos modelos actuais de ensino, destacando a evolução, profissionalização e formação da carreira docente, assim como a importância da formação contínua de professores. Numa segunda parte designado de investigação empírica iremos desenvolver um estudo que caracterizamos como qualitativo. Neste estudo serão entrevistados professores de escolas do 2º. ciclo de ensino que exercem funções de direcção (presidentes do conselho directivo/ executivo) com formação e/ ou sem formação em administração escolar no distrito de Viseu, assim como directores de centros de formação especializada de professores. Para o desenvolvimento do estudo na sua dimensão prática iremos recorrer à utilização de entrevistas semi-estruturadas.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Esperança Jales Ribeiropt_PT
dc.identifier.citationLucas, F. A. C. (2006). A formação de professores em administração escolar e o exercício de funções de direcção [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/51pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 305pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/51
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectAdministração escolarpt_PT
dc.subjectDirectores escolarespt_PT
dc.subjectPlanificação da Educaçãopt_PT
dc.subjectTME
dc.titleA formação de professores em administração escolar e o exercício de funções de direcção.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 305.pdf
Size:
765.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format