Avaliação do stress traumático em crianças e jovens expostos a acontecimentos difíceis

dc.contributor.advisorRocha, José Carlos, orientador científico
dc.contributor.authorMoreira, Maria do Céu Sousa
dc.date.accessioned2017-12-12T12:23:23Z
dc.date.available2017-12-12T12:23:23Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014-03
dc.description.abstractDurante as últimas décadas tem sido cada vez mais reconhecido que as crianças e jovens podem apresentar sintomas de Perturbação Pós-Stress Traumático após a exposição a uma variedade de acontecimentos traumáticos. Estes podem ser: maus-tratos, abuso sexual, guerra, acidentes de viação, catástrofes naturais, complicações médicas, acontecimentos marcantes negativos em contexto escolar, entre outros. Após esta exposição podem ser observadas uma grande diversidade de respostas emocionais, cognitivas e comportamentais em crianças e jovens. Neste sentido, partimos para este estudo com a hipótese de que jovens expostos a acontecimentos de vida marcantes negativos, tem mais possibilidades de desenvolver sintomatologia traumática, tendo com objetivos: traduzir e validar um instrumento que avalia a sintomatologia de stress traumático em crianças - a Children‟s Revised Impact of Event Scale (Escala de Impacto de Eventos para Crianças); descrever a frequência de exposição a acontecimentos potencialmente traumáticos em contexto escolar e noutros contextos, através da aplicação de uma lista de acontecimentos geradores de stress para crianças e jovens; e por último, avaliar os efeitos que a exposição a estes acontecimentos gera face à sintomatologia de stress traumático. Desta forma, adotando uma metodologia quantitativa, foram obtidos resultados que nos permitem caracterizar numa amostra de 66 jovens quais os acontecimentos negativos que ocorrem com mais frequência, em que contexto, as pessoas que costumam estar neles envolvidas, os que são considerados os piores acontecimentos e ainda aqueles que geram uma maior sintomatologia traumática. Tendo-se confirmado a nossa hipótese inicial de que crianças e jovens que vivenciam determinados acontecimentos marcantes negativos, têm mais possibilidades de desenvolver sintomatologia traumática. No final, são discutidos estes resultados à luz da literatura encontrada e apontadas as limitações e potencialidades desta investigação.pt_PT
dc.description.abstractDuring the last decades has been increasingly recognized that children and young people may experience symptoms of Post-Traumatic Stress Disorder after exposure to a variety of traumatic events. These can be: maltreatment, sexual abuse, war, traffic accidents, natural disasters, medical complications, negative events in schools, among others. After this display can be observed a wide range of emotional, cognitive and behavioral responses in children and youth. In this sense, we set out for this study with the hypothesis that youth exposed to events of negative remarkable life, is more likely to develop traumatic symptomatology, taking with objectives: to translate and validate an instrument that assesses symptoms of traumatic stress in children - the Children's Revised Impact of Event Scale (Impact of Event Scale for Children), to describe the frequency of exposure to potentially traumatic events in schools and elsewhere, through the application of generating a list of events of stress for children and youth, and finally evaluate the effect that exposure to these events generates face the symptoms of traumatic stress. Thus, adopting a quantitative methodology, results that allow us to characterize a sample of 66 young people, including the adverse events that occur more often, in what context, people who tend to be involved in them were obtained, those who are considered the worst events and also those that generate greater traumatic symptomatology. Having confirmed our initial hypothesis that children and young people who experience certain negative significant events, are more likely to develop traumatic symptomatology. In the end, these results are discussed in light of the literature found and pointed out the limitations and strengths of this investigation.pt_PT
dc.identifier.citationMoreira, M. C. S. (2014). Avaliação do stress traumático em crianças e jovens expostos a acontecimentos difíceis. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1993pt_PT
dc.identifier.tid201548607
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1993
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPerturbação pós-stress traumáticopt_PT
dc.subjectCrianças e jovenspt_PT
dc.subjectAcontecimentos traumáticospt_PT
dc.subjectSintomatologia de stress traumáticopt_PT
dc.subjectChildren's Revised Impact of Event Scalept_PT
dc.subjectPost-traumatic stress disorderpt_PT
dc.subjectChildren and youthpt_PT
dc.subjectTraumatic eventspt_PT
dc.subjectTraumatic stress symptomspt_PT
dc.subject.fosPsychologypt_PT
dc.titleAvaliação do stress traumático em crianças e jovens expostos a acontecimentos difíceispt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMPS 93_S-ANEXOS.pdf
Tamanho:
1.55 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format