Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório

dc.contributor.advisorVagos, Paula
dc.contributor.advisorSilva, Joana Ribeiro da
dc.contributor.authorCanelas, Bárbara Reis
dc.date.accessioned2020-08-17T11:34:16Z
dc.date.available2020-08-17T11:34:16Z
dc.date.issued2020-07-29
dc.description.abstractO presente estudo piloto visa a implementação e a análise da eficácia de um programa de intervenção no comportamento agressivo em adolescentes no contexto escolar, baseado no modelo de processamento de informação social. Participaram neste estudo vinte e dois adolescentes do 10º ano de escolaridade de uma escola do norte do país. A implementação do programa de intervenção decorreu em grupo e em contexto escolar, sendo este constituído por 14 sessões que abordam os temas psicoeducação, reestruturação cognitiva, gestão emocional e ativação comportamental. O efeito da intervenção foi avaliado analisando diferenças no comportamento agressivo, assertivo e pró-social autorrelatado pelos participantes nos momentos pré- e pós-intervenção. Os resultados apontam para uma diminuição significativa na agressividade reativa relacional, embora ao nível das outras tipologias de comportamento agressivo os efeitos não tenham sido significativos. Por outro lado, verifica-se a presença de algumas melhorias na prática e receção de comportamentos pró-sociais e no grau de desconforto face à assertividade positiva. Em relação à frequência da prática dos diferentes tipos de comportamento assertivo observa-se uma deterioração significativa. Apesar de preliminares, estes resultados sugerem que o programa poderá ser eficaz na ressignificação das pistas sociais e na regulação emocional dos adolescentes intervencionados, bem como na promoção de comportamentos pró-sociais. No futuro, seria importante a replicação deste estudo em amostras maiores para que se possam melhor conhecer e compreender os resultadospt_PT
dc.identifier.citationCanelas, B. I. O. R. (2020). Intervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratório. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3157pt_PT
dc.identifier.tid202507637pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/3157
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationProjeto Gestão do comportamento agressivo em escolas: Efeitos diferenciais da intervenção com alunos e com professores, financiado pela EPIS - Empresários para a Inclusão Social. Investigador responsável do projeto: Paula Vagospt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectComportamento Agressivopt_PT
dc.subjectContexto Escolarpt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectModelo de Processamento da Informação Socialpt_PT
dc.subject.fosPsychologypt_PT
dc.titleIntervenção em adolescentes para a prevenção do comportamento agressivo em contexto escolar: um estudo exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameVagos
person.familyNameSilva
person.givenNamePaula
person.givenNameJoana Ribeiro da
person.identifier.ciencia-idC419-AFB7-1569
person.identifier.ciencia-id011A-FC28-0157
person.identifier.orcid0000-0003-4372-3930
person.identifier.orcid0000-0003-1372-561X
person.identifier.ridAAC-3158-2020
person.identifier.scopus-author-id36487351300
person.identifier.scopus-author-id36612283800
relation.isAdvisorOfPublication5b849195-f9f5-4388-938d-93de7b8e8516
relation.isAdvisorOfPublication25084781-0eb8-481f-ace0-f3abac4d8ced
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery5b849195-f9f5-4388-938d-93de7b8e8516
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
exemplar_1738.pdf
Tamanho:
629.31 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format