O Contributo das atividades de desenvolvimento curricular para a aquisição de conhecimentos do Programa de Geografia A numa escola do ensino regular.

dc.contributor.authorFortuna, Maria Margarida Cardoso
dc.date.accessioned2015-05-07T11:50:53Z
dc.date.available2015-05-07T11:50:53Z
dc.date.issued2014-03
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.pt
dc.description.abstractNo âmbito da realização deste trabalho pretende2se estudar em que medida as atividades de desenvolvimento curricular contribuem para a aquisição de conhecimentos do programa de Geografia A, numa escola do ensino regular. Tendo sempre presente o contributo desta disciplina para criar cidadãos mais esclarecidos e mais capazes de intervir no espaço terrestre, de uma forma mais consciente no conceito de sustentabilidade, ou seja, a educação geográfica como forma de promover a cidadania. A abordagem metodológica mista foi a escolhida para a realização deste estudo exploratório. Em termos de População – Amostra, esta é constituída pelos alunos do Curso de Estudos Científicos Humanísticos, de Línguas e Humanidades do 11º ano, de uma escola do ensino regular em Vila Nova de Gaia, inscritos na disciplina de Geografia A, referente ao ano 2. Os instrumentos utilizados na recolha de dados foram os questionários aplicados aquando da realização das atividades em estudo, permitindo a recolha de informação de natureza quantitativa e qualitativa. Estes dados foram tratados e apresentados sob a forma de tabelas e gráficos. Da análise dos dados recolhidos, conclui2se que as atividades de desenvolvimento curricular desenvolvidas contribuíram para a consolidação do programa da disciplina de Geografia A.pt
dc.description.abstractIn the context of this work, one wants to study to what extent curriculum development activities contribute to acquire knowledge of the Geography A program, in a public high school. One should always bear in mind the contribution of this subject to the creation of well – informed, conscious citizens, capable of intervening in both terrestrial space and the concept of sustainability, that is, in geographical education as a way to promote Citizenship. The mixed methodological approach was chosen to do this exploratory study. The population sample is made up of students in the eleventh year who are taking a course in Scientific Studies and Humanities and Languages and Humanities. These students attend a high school in Vila Nova de Gaia and are enrolled in Geography A – year two. The instruments used were questionnaires, which were filled in after each activity, thus enabling the collection of quantitative and qualitative data. After being analyzed, the results were presented in tables and graphs. All in all one concludes that both curriculum development activities contributed to the consolidation of Geography A, which is part of the core curriculum.pt
dc.description.sponsorshipOrientação: Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas.pt
dc.identifier.citationFortuna, M.M.C (2014). O Contributo das atividades de desenvolvimento curricular para a aquisição de conhecimentos do Programa de Geografia A numa escola do ensino regular. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.pt
dc.identifier.otherCota: TME 538
dc.identifier.tid201169258pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1198
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Portucalensept
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectGeografia Apt
dc.subjectConhecimentopt
dc.subjectAtividades de desenvolvimento curricularpt
dc.subjectGeographypt
dc.subjectKnowledgept
dc.subjectCurriculum development activitiespt
dc.titleO Contributo das atividades de desenvolvimento curricular para a aquisição de conhecimentos do Programa de Geografia A numa escola do ensino regular.pt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 538 ex.3.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format