Suporte social, stress e adaptação ao Ensino Superior de estudantes do primeiro ano: Uma análise de perfis.

dc.contributor.advisorAraújo, Alexandra M.
dc.contributor.authorAmorim, Daniela da Silva
dc.date.accessioned2016-09-28T11:10:43Z
dc.date.available2016-09-28T11:10:43Z
dc.date.issued2016-06-27
dc.date.submitted2016-06
dc.description.abstractA investigação sobre a adaptação dos estudantes ao Ensino Superior tem demonstrado que existe um largo número de variáveis pessoais e contextuais que influenciam esta transição. A variável de suporte social tem sido cada vez mais investigada como um fator preditor do sucesso no percurso académico, constituindo um promotor do bemestar e atenuador do stress associado à transição. O presente estudo procurou identificar perfis de suporte social, stress percebido, controlo percebido e autoconfiança, adaptação pessoal e emocional e adaptação académica em estudantes universitários do primeiro ano. Mais ainda, procurou-se verificar o impacto do sexo na pertença aos clusters identificados. Participaram neste estudo 378 estudantes do primeiro ano de uma instituição de ensino privado do Porto (57.4% sexo feminino; Midade = 18.85; DP = 1.22). A análise de clusters permitiu a identificação de quatro perfis de estudantes diferenciados nas suas características, o que mostra que a relação entre as variáveis estudadas não é homogénea em todos os estudantes. Mais ainda, foi verificada uma associação entre o sexo e a pertença aos clusters. Assim, é clara a necessidade de se distinguir os alunos que precisam de intervenção psicológica daqueles que se encontram adaptados. Face aos resultados obtidos, são apresentadas algumas reflexões e implicações ao nível psicoeducacional e avançadas algumas pistas para a intervenção psicológica nos diferentes grupos de estudantes.pt_PT
dc.description.abstractResearch on the adaptation of students to Higher Education has shown that there are several personal and contextual variables that influence this transition. The social support variable has been increasingly investigated as a main factor of success in the academic life, as social support promotes general well-being and buffers the impact of stress related to the transition. The present study aimed to identify profiles of social support, perceived stress, perceived control and self-confidence, personal and emotional adjustment, and academic adaptation in first-year students. In addition, we investigated the impact of gender on the distribution of students in the identified profiles. Participants included 378 first-year students of a private educational institution of Porto (57.4% females, Mage = 18.85; SD = 1.22). The cluster analysis allowed the identification of four different profiles of students, which shows that adaptation to HE is not homogeneous for all students. In addition, gender was related to profile membership. Therefore, there is a clear need to distinguish students who need psychological intervention from those who are adapted. According to the findings, we present some psychoeducational concerns and implications and provide some suggestions for psychological intervention for the different groups of students.pt_PT
dc.identifier.citationAmorim, D. S. (2016). Suporte social, stress e adaptação ao Ensino Superior de estudantes do primeiro ano: Uma análise de perfis. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1602.pt_PT
dc.identifier.tid201219611
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1602
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTransição para o Ensino Superiorpt_PT
dc.subjectSuporte socialpt_PT
dc.subjectAdaptação pessoal e emocionalpt_PT
dc.subjectAdaptação académicapt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectTransition to Higher Educationpt_PT
dc.subjectSocial supportpt_PT
dc.subjectPersonal and emotional adjustmentpt_PT
dc.subjectAcademic adaptationpt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subject.fosPsychologypt_PT
dc.titleSuporte social, stress e adaptação ao Ensino Superior de estudantes do primeiro ano: Uma análise de perfis.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameAraújo
person.givenNameAlexandra M.
person.identifier.ciencia-idF513-2F7A-A091
person.identifier.orcid0000-0003-4345-0856
person.identifier.ridF-5093-2012
person.identifier.scopus-author-id55749283100
relation.isAdvisorOfPublication034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.pt_PT

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPS 68.pdf
Size:
330.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format