Os influenciadores digitais e a publicidade oculta: Abordagem comparada de direito luso-brasileiro

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2018

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Amorim, A. (2018). Os influenciadores digitais e a publicidade oculta: Abordagem comparada de direito luso-brasileiro. In Cláudio José Silva Ribeiro, & Suemi Higuchi (orgs.), Anais do I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, Rio de Janeiro, Brasil, 9-13 abr.2018 (pp. 123-128). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2837

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Os influenciadores digitais são hoje considerados relevantes titulares de suportes publicitários, aproveitando a relação de proximidade com os consumidores. No entanto, nos blogues e nas redes sociais, verifica-se frequentemente uma violação do princípio da identificabilidade da comunicação comercial, que tende a coincidir com opiniões aparentemente pessoais sobre os produtos. Apesar da reconhecida impunidade desta violação, o direito luso-brasileiro consagra as soluções legais adequadas para evitar a instrumentalização da pessoa a objetivos comerciais num contexto tecnológico em constante evolução.