A utilização das novas tecnologias e recursos didácticos diversificados no ensino da matemática.
Date
2011
Embargo
Authors
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O insucesso à disciplina de Matemática é um problema que persiste há
bastante tempo e de certo modo socialmente aceite pelos portugueses. Tratase de um fenómeno que preocupa professores, alunos, pais e encarregados de
educação e políticos, dado que afecta a todos. Por essa razão, nunca é demais
estudar e perceber a origem deste problema que parece ser cada vez mais
uma realidade incontornável de difícil resolução.
Com este estudo pretende-se analisar o insucesso na disciplina de Matemática
e compreender a relação entre o uso das novas tecnologias no ensino desta
disciplina e o combate a essa problemática, procurando dar resposta à questão
de investigação: “A utilização das TIC e de outros recursos didácticos
diversificados exerce influência positiva no combate ao insucesso da disciplina
de Matemática?”
Este trabalho inicia-se com uma fundamentação teórica, recorrendo a vários
autores, tanto sobre as novas tecnologias e uma variedade de recursos
didácticos que se podem utilizar no ensino da Matemática, incluindo também os
jogos lúdicos e materiais manipuláveis, como sobre o insucesso escolar e,
particularmente, o insucesso a
Matemática. Na procura de resposta para a questão desta investigação, optouse por uma metodologia mista, mais propriamente um estudo de caso, uma vez
que se pretendia estudar e avaliar a reacção dos alunos de uma turma do 11.º
ano de escolaridade (2.º ano de um curso profissional) à utilização de recursos
diversificados na sala de aula. Para a recolha de dados aplicou-se um inquérito
por questionário aos alunos dessa turma, antes e após a realização do teste,
que correspondeu à execução de actividades envolvendo vários
materiais/ferramentas, recorreu-se à observação dessas aulas onde foram
aplicadas o teste, utilizando grelhas de observação, registos e notas de campo
elaboradas pela investigadora enquanto docente da disciplina e ainda à
entrevista a docentes da escola onde se efectuou o estudo, quer do grupo
disciplinar de Matemática, quer de outros grupos disciplinares mas com cargos
ligados às TIC.
Os alunos manifestaram uma maior preferência pela disciplina, após a
aplicação do teste, referindo que o modo de ensino das aulas de Matemática
interfere no gosto pela mesma, assim como no sucesso da aprendizagem dos
conteúdos. Referiram ainda que a utilização das novas tecnologias é uma
mais-valia para o ensino da Matemática e são unânimes quando mencionam
que a utilização de recursos didácticos diversificados nas aulas aumenta a
motivação, o interesse e os resultados.
Com a observação de aulas, constatou-se que os alunos reagem bastante bem
à utilização de recursos diferentes dos tradicionais, estando mais envolvidos e
mais empenhados quando se utilizam materiais manipuláveis e software
matemático, depois quando se utilizou um jogo lúdico e em último a calculadora
gráfica, reagindo com menos entusiasmo a esta. Contudo, demonstraram-se,
no geral, bastante interessados e entusiasmados, realizando as tarefas
propostas e alcançando o sucesso na aprendizagem dos conteúdos.
Nem todos os docentes de Matemática recorrem às novas tecnologias,
alegando falta de à vontade, o cumprimento dos programas e a falta de
recursos na escola. Dos que as utilizam, alguns argumentam que se
preocupam em diversificar os materiais a utilizar na sala de aula, procurando
Create PDF with PDF4U. If you wish to remove this line, please click here to purchase the full version
uma metodologia mista, para evitar aulas expositivas, colocar o aluno no centro
da aprendizagem e mostrar outras perspectivas da
Matemática. No entanto, todos admitem que as novas tecnologias são uma
mais-valia para o ensino da Matemática, com a vantagem de promover nos
alunos o gosto pela disciplina de Matemática, provocar mais entusiasmo, mais
motivação e mais empenho, mostrando aos alunos um sentido mais prático da
Matemática, procurando que se reflicta no seu sucesso. No entanto, houve
quem referisse algumas desvantagens da utilização das novas tecnologias no
ensino da Matemática, indicando um entusiasmo exagerado e desorganização
por parte dos alunos, bem como saturação e distracção, podendo não conduzir
aos resultados desejados.
Para os docentes de outros grupos disciplinares mas com cargos em TIC, as
novas tecnologias são importantes e muito úteis no ensino, em geral. No caso
particular da Matemática, consideram uma mais-valia, pois há uma variedade
de aplicações das novas tecnologias destinadas ao ensino da Matemática que
ajudam a desmistificar esta disciplina, simplificando e ajudando na
compreensão dos conteúdos. Assim, defendem que os alunos ficam mais
motivados, mais empenhados, mais autónomos e mais concentrados nas
aulas, conduzindo assim ao sucesso. Contudo, foi feita referência a alguma
saturação sentida pelos alunos sobretudo, aquando do recurso ao powerpoint,
justificando que alguns professores usam em demasia esta forma de
apresentar os conteúdos e a reacção nos alunos acaba por não ser a desejada,
pelo que as ferramentas a utilizar devem ser bem pensadas pelo professor.
Keywords
Aprendizagem, Novas tecnologias, Recurso didácticos, Matemática, TME
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Teixeira, L.M.P. (2011). A utilização das novas tecnologias e recursos didácticos diversificados no ensino da matemática [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Edhttp://hdl.handle.net/11328/214ucação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT.
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação de: Prof.ª Doutora Ana Luísa
Ferreira.