O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais.

dc.contributor.advisorLobo, Cristina Costa, orientador científico
dc.contributor.advisorOliveira, Ema, orientador científico
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Micaela Lima
dc.date.accessioned2015-12-14T16:04:40Z
dc.date.available2015-12-14T16:04:40Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.pt
dc.description.abstractEste estudo, na sequência do trabalho de Merriman (2012), remete para a pertinência dos programas de intervenção focados na autoeficácia de crianças e jovens sobredotados e surge na linha das conclusões de estudos (e.g. Turki & Al-Qaisy, 2012) que apontam para a existência de uma relação entre os problemas de ajustamento psicológico de indivíduos sobredotados (Baker, 2004; Bahia & Trindade, 2012; Garcia-Santos, Almeida & Cruz, 2012; Miranda, 2014; Rocha, Almeida, Cruz, Fonseca, & Félix, 2014; Lehman & Erdwins, 2004; Salgado, Almeida, Silva & Martins, 2011) e a autoeficácia. Foi realizado um estudo na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), no qual se averiguou o impacto na autoeficácia percebida em crianças e jovens sobredotados após a frequência de um Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais (PCPSE). Foi aplicada a Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida (EMAEP), versão portuguesa adaptada por Odília Teixeira (2008), em dois momentos (pré e pós frequência do PCPSE), o que possibilitou a avaliação dos níveis de autoeficácia com o programa acima mencionado. Este estudo apresenta dados inovadores no que reporta à relação da autoeficácia com a sobredotação, pois assinala que os programas centrados no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, não têm influxo na autoeficácia percebida de crianças e jovens sobredotados. Como principal implicação desta investigação, destacamos a relevância dos programas de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais no ajustamento e bem-estar psicológico de crianças e jovens sobredotados e o interesse de potenciar-se o acompanhamento especializado e permanente a estes indivíduos.pt
dc.description.abstractThis study, following the work of Merriman (2012), refers to the appropriateness of the intervention programmes focused on self-efficacy of gifted children and young people and in line with the conclusions of studies (e.g. Turki Al-Qaisy &, 2012) that point to the existence of a relationship between psychological adjustment problems of gifted individuals (Baker, 2004; Bahia & Trinity, 2012; Garcia Santos Almeida & cross, 2012; Miranda, 2014; Rock, Almeida, cross, Fonseca, & Felix, 2014; Lehman & Erdwins, 2004; Salgado, Almeida, Silva & Martins, 2011) and self-efficacy. A study was conducted in the National Association for the study and intervention on Giftedness (RINGS), which examined the impact on perceived self-efficacy in gifted children and youth after the frequency of a program of Personal social and emotional Skills (PCPSE). Was applied to Multidimensional Scale of Perceived Self-efficacy (EMAEP), portuguese version adapted by Odilia Teixeira (2008), in two times (pre and post PCPSE frequency), allowing the evaluation of the levels of self-efficacy with the aforementioned program. This study presents innovative data that reports the relationship of self-efficacy with giftedness, because notes that programmes focusing on the development of personal, social and emotional skills, have no influx in perceived self-efficacy of gifted children and young people. The main implication of this investigation, we highlight the relevance of personal skills development programs, social and emotional adjustment and psychological well-being of gifted children and young people and the interest of promoting the specialized and permanent follow-up to these individuals.pt
dc.description.sponsorshipOrientação:Prof. Doutora Cristina Costa Lobo e sob a co-orientação da Prof. Doutora Ema Oliveirapt
dc.identifier.citationMedeiros, A. M. L. (2015). O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.pt
dc.identifier.otherCota: TMPS 50
dc.identifier.tid201169568pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1354
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Portucalensept
dc.rightsembargoed accesspt
dc.subjectSobredotaçãopt
dc.subjectAutoeficáciapt
dc.subjectEMAEP (Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida)pt
dc.subjectPCPSE (Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais)pt
dc.subjectGiftednesspt
dc.subjectSelf-efficacypt
dc.subjectMultidimensional Scale of Perceived Self-efficacypt
dc.subjectPersonal social and emotional Skillspt
dc.titleO impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais.pt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 2 de 2
Nome:
TMPS 50.pdf
Tamanho:
880.1 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
A carregar...
Miniatura
Nome:
Acesso Embargado.pdf
Tamanho:
410.76 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format