O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais.
dc.contributor.advisor | Lobo, Cristina Costa, orientador científico | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ema, orientador científico | |
dc.contributor.author | Medeiros, Ana Micaela Lima | |
dc.date.accessioned | 2015-12-14T16:04:40Z | |
dc.date.available | 2015-12-14T16:04:40Z | |
dc.date.issued | 2015-07 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. | pt |
dc.description.abstract | Este estudo, na sequência do trabalho de Merriman (2012), remete para a pertinência dos programas de intervenção focados na autoeficácia de crianças e jovens sobredotados e surge na linha das conclusões de estudos (e.g. Turki & Al-Qaisy, 2012) que apontam para a existência de uma relação entre os problemas de ajustamento psicológico de indivíduos sobredotados (Baker, 2004; Bahia & Trindade, 2012; Garcia-Santos, Almeida & Cruz, 2012; Miranda, 2014; Rocha, Almeida, Cruz, Fonseca, & Félix, 2014; Lehman & Erdwins, 2004; Salgado, Almeida, Silva & Martins, 2011) e a autoeficácia. Foi realizado um estudo na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), no qual se averiguou o impacto na autoeficácia percebida em crianças e jovens sobredotados após a frequência de um Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais (PCPSE). Foi aplicada a Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida (EMAEP), versão portuguesa adaptada por Odília Teixeira (2008), em dois momentos (pré e pós frequência do PCPSE), o que possibilitou a avaliação dos níveis de autoeficácia com o programa acima mencionado. Este estudo apresenta dados inovadores no que reporta à relação da autoeficácia com a sobredotação, pois assinala que os programas centrados no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, não têm influxo na autoeficácia percebida de crianças e jovens sobredotados. Como principal implicação desta investigação, destacamos a relevância dos programas de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais no ajustamento e bem-estar psicológico de crianças e jovens sobredotados e o interesse de potenciar-se o acompanhamento especializado e permanente a estes indivíduos. | pt |
dc.description.abstract | This study, following the work of Merriman (2012), refers to the appropriateness of the intervention programmes focused on self-efficacy of gifted children and young people and in line with the conclusions of studies (e.g. Turki Al-Qaisy &, 2012) that point to the existence of a relationship between psychological adjustment problems of gifted individuals (Baker, 2004; Bahia & Trinity, 2012; Garcia Santos Almeida & cross, 2012; Miranda, 2014; Rock, Almeida, cross, Fonseca, & Felix, 2014; Lehman & Erdwins, 2004; Salgado, Almeida, Silva & Martins, 2011) and self-efficacy. A study was conducted in the National Association for the study and intervention on Giftedness (RINGS), which examined the impact on perceived self-efficacy in gifted children and youth after the frequency of a program of Personal social and emotional Skills (PCPSE). Was applied to Multidimensional Scale of Perceived Self-efficacy (EMAEP), portuguese version adapted by Odilia Teixeira (2008), in two times (pre and post PCPSE frequency), allowing the evaluation of the levels of self-efficacy with the aforementioned program. This study presents innovative data that reports the relationship of self-efficacy with giftedness, because notes that programmes focusing on the development of personal, social and emotional skills, have no influx in perceived self-efficacy of gifted children and young people. The main implication of this investigation, we highlight the relevance of personal skills development programs, social and emotional adjustment and psychological well-being of gifted children and young people and the interest of promoting the specialized and permanent follow-up to these individuals. | pt |
dc.description.sponsorship | Orientação:Prof. Doutora Cristina Costa Lobo e sob a co-orientação da Prof. Doutora Ema Oliveira | pt |
dc.identifier.citation | Medeiros, A. M. L. (2015). O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. | pt |
dc.identifier.other | Cota: TMPS 50 | |
dc.identifier.tid | 201169568 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/1354 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade Portucalense | pt |
dc.rights | embargoed access | pt |
dc.subject | Sobredotação | pt |
dc.subject | Autoeficácia | pt |
dc.subject | EMAEP (Escala Multidimensional da Autoeficácia Percebida) | pt |
dc.subject | PCPSE (Programa de Competências Pessoais Sociais e Emocionais) | pt |
dc.subject | Giftedness | pt |
dc.subject | Self-efficacy | pt |
dc.subject | Multidimensional Scale of Perceived Self-efficacy | pt |
dc.subject | Personal social and emotional Skills | pt |
dc.title | O impacto na autoeficácia percebida de crenças e jovens sobredotados de um programa de competencias pessoais, sociais emocionais. | pt |
dc.type | master thesis | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |