Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores
dc.contributor.author | Delgado, Paulo | |
dc.contributor.author | Diogo, Vera | |
dc.contributor.author | Martins, Pedro | |
dc.contributor.author | Carvalho, João M. S. | |
dc.date.accessioned | 2023-01-09T11:03:27Z | |
dc.date.available | 2023-01-09T11:03:27Z | |
dc.date.issued | 2022-12-02 | |
dc.description | Desde 2018 que a revista é editada em número contínuo único anual. | pt_PT |
dc.description.abstract | O atual modelo de gestão escolar, consagrado no Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, conta com mais de dez anos de aplicação. O objetivo do estudo em que se integra este artigo é fazer um balanço da vigência do modelo de gestão escolar, na perspectiva dos diretores, enquanto principais agentes decisores dentro das escolas, recolhendo interpretações e posições que identifiquem desafios para o modelo formal e para sua concretização nas práticas da administração e gestão escolar. Para este artigo, analisamos, através dos dados obtidos em 30 entrevistas exploratórias e 83 questionários, as percepções dos diretores de escolas ou agrupamentos sobre o papel do conselho geral no modelo de gestão. Concluiu-se que os diretores têm opiniões divergentes acerca da sua composição e atribuições, mas concordam, em geral, com a falta de competências para o exercício de alguns dos seus objetivos, assim como apontam dúvidas relativamente à capacidade dos seus elementos para terem uma participação relevante e suficientemente isenta nas suas decisões, podendo ser controlados pelo diretor ou por forças externas. Como positivo, apontam a representação dos diversos grupos de atores internos e externos à escola. No entanto, não se verifica uma relação significativa entre as percepções dos diretores sobre o conselho geral e suas perspectivas sobre os fatores de sucesso na gestão escolar, a autonomia das escolas ou as relações entre eles e as diversas entidades. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Delgado, P., Diogo, V., Carvalho, J. M. S., & Martins, P. (2022). Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores. Educação e Pesquisa, 48(n.º contínuo), e249171. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248249171. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4616 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248249171 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1517-9702 (Print) | |
dc.identifier.issn | 1678-4634 (Electronic) | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/4616 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Modelo de gestão escolar | pt_PT |
dc.subject | Diretor | pt_PT |
dc.subject | Conselho geral | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.title | Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores | pt_PT |
dc.type | journal article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | e249171 | pt_PT |
degois.publication.issue | Contínuo | pt_PT |
degois.publication.title | Educação e Pesquisa | pt_PT |
degois.publication.volume | 48 | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies | |
person.familyName | Carvalho | |
person.givenName | João M. S. | |
person.identifier.ciencia-id | F81A-B9D1-200D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0683-296X | |
person.identifier.rid | U-3457-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57209932043 | |
relation.isAuthorOfPublication | 43ffe406-9c1c-4694-8572-06d99791d3f6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 43ffe406-9c1c-4694-8572-06d99791d3f6 |
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