Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores

dc.contributor.authorDelgado, Paulo
dc.contributor.authorDiogo, Vera
dc.contributor.authorMartins, Pedro
dc.contributor.authorCarvalho, João M. S.
dc.date.accessioned2023-01-09T11:03:27Z
dc.date.available2023-01-09T11:03:27Z
dc.date.issued2022-12-02
dc.descriptionDesde 2018 que a revista é editada em número contínuo único anual.pt_PT
dc.description.abstractO atual modelo de gestão escolar, consagrado no Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, conta com mais de dez anos de aplicação. O objetivo do estudo em que se integra este artigo é fazer um balanço da vigência do modelo de gestão escolar, na perspectiva dos diretores, enquanto principais agentes decisores dentro das escolas, recolhendo interpretações e posições que identifiquem desafios para o modelo formal e para sua concretização nas práticas da administração e gestão escolar. Para este artigo, analisamos, através dos dados obtidos em 30 entrevistas exploratórias e 83 questionários, as percepções dos diretores de escolas ou agrupamentos sobre o papel do conselho geral no modelo de gestão. Concluiu-se que os diretores têm opiniões divergentes acerca da sua composição e atribuições, mas concordam, em geral, com a falta de competências para o exercício de alguns dos seus objetivos, assim como apontam dúvidas relativamente à capacidade dos seus elementos para terem uma participação relevante e suficientemente isenta nas suas decisões, podendo ser controlados pelo diretor ou por forças externas. Como positivo, apontam a representação dos diversos grupos de atores internos e externos à escola. No entanto, não se verifica uma relação significativa entre as percepções dos diretores sobre o conselho geral e suas perspectivas sobre os fatores de sucesso na gestão escolar, a autonomia das escolas ou as relações entre eles e as diversas entidades.pt_PT
dc.identifier.citationDelgado, P., Diogo, V., Carvalho, J. M. S., & Martins, P. (2022). Qual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretores. Educação e Pesquisa, 48(n.º contínuo), e249171. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248249171. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4616pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S1678-4634202248249171pt_PT
dc.identifier.issn1517-9702 (Print)
dc.identifier.issn1678-4634 (Electronic)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4616
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSPpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectModelo de gestão escolarpt_PT
dc.subjectDiretorpt_PT
dc.subjectConselho geralpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleQual o papel do conselho geral na gestão das escolas públicas portuguesas? Percepções dos diretorespt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPagee249171pt_PT
degois.publication.issueContínuopt_PT
degois.publication.titleEducação e Pesquisapt_PT
degois.publication.volume48pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameCarvalho
person.givenNameJoão M. S.
person.identifier.ciencia-idF81A-B9D1-200D
person.identifier.orcid0000-0003-0683-296X
person.identifier.ridU-3457-2019
person.identifier.scopus-author-id57209932043
relation.isAuthorOfPublication43ffe406-9c1c-4694-8572-06d99791d3f6
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