Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação.
dc.contributor.author | Paiva, Vera Lúcia Ribeiro | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2011-08-04T10:02:58Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:05Z | |
dc.date.available | 2011-08-04T10:02:58Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:05Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_PT |
dc.description.abstract | O tema desta dissertação de Mestrado é Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação. Iniciamos este estudo com a construção conceptual do termo motivação aplicada em concreto à actividade do professor. O presente estudo pretende analisar o impacto da Supervisão e da implementação do sistema de avaliação sobre os professores do Primeiro Ciclo. Pretendemos avaliar, antes de mais, se a desmotivação aparente dos professores, em particular do 1º Ciclo do Ensino Básico, pode ser verificada através de uma análise mais profunda. Pretendemos ainda procurar compreender até que ponto e de que formas os processos de supervisão (colaborativa e avaliativa) incluindo os decorrentes do modelo de avaliação docente, poderão influir sobre esses níveis de motivação. Com a realização deste estudo pretendemos responder aos seguintes objectivos: conhecer a situação dos Professores do 1º Ciclo relativamente à motivação profissional; conhecer os aspectos mais valorizados relativamente à motivação profissional; conhecer a perspectiva dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico relativamente aos sucessos e fracassos no processo de ensinoaprendizagem e conhecer as perspectivas dos docentes relativamente à influência da supervisão sobre a motivação para a profissão. Para a sua implementação adoptámos uma metodologia mista, recorrendo à utilização de um questionário já validado (Jesus, 1996, Anexo 1, p.317-321), em Anexo, e de 4 entrevistas semi-estruturadas, como instrumentos de recolha de dados, junto a uma amostra de Professores do 1º Ciclo do Distrito do Porto. A análise de dados foi feita por análise estatística, no caso dos dados quantitativos e análise de conteúdo, no caso dos dados qualitativos. | |
dc.description.sponsorship | Orientação: Professora Doutora Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Paiva, V. L. R. (2011). Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação em Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/218 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 450 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/218 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restricted access | |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1