Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação.

dc.contributor.authorPaiva, Vera Lúcia Ribeiropt_PT
dc.date.accessioned2011-08-04T10:02:58Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:01:05Z
dc.date.available2011-08-04T10:02:58Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:01:05Z
dc.date.issued2011pt_PT
dc.description.abstractO tema desta dissertação de Mestrado é Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação. Iniciamos este estudo com a construção conceptual do termo motivação aplicada em concreto à actividade do professor. O presente estudo pretende analisar o impacto da Supervisão e da implementação do sistema de avaliação sobre os professores do Primeiro Ciclo. Pretendemos avaliar, antes de mais, se a desmotivação aparente dos professores, em particular do 1º Ciclo do Ensino Básico, pode ser verificada através de uma análise mais profunda. Pretendemos ainda procurar compreender até que ponto e de que formas os processos de supervisão (colaborativa e avaliativa) incluindo os decorrentes do modelo de avaliação docente, poderão influir sobre esses níveis de motivação. Com a realização deste estudo pretendemos responder aos seguintes objectivos: conhecer a situação dos Professores do 1º Ciclo relativamente à motivação profissional; conhecer os aspectos mais valorizados relativamente à motivação profissional; conhecer a perspectiva dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico relativamente aos sucessos e fracassos no processo de ensinoaprendizagem e conhecer as perspectivas dos docentes relativamente à influência da supervisão sobre a motivação para a profissão. Para a sua implementação adoptámos uma metodologia mista, recorrendo à utilização de um questionário já validado (Jesus, 1996, Anexo 1, p.317-321), em Anexo, e de 4 entrevistas semi-estruturadas, como instrumentos de recolha de dados, junto a uma amostra de Professores do 1º Ciclo do Distrito do Porto. A análise de dados foi feita por análise estatística, no caso dos dados quantitativos e análise de conteúdo, no caso dos dados qualitativos.
dc.description.sponsorshipOrientação: Professora Doutora Filipa Isabel Barreto de Seabra Borges.pt_PT
dc.identifier.citationPaiva, V. L. R. (2011). Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação [Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação em Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/218pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 450pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/218
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestricted access
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectTME
dc.titleProfessores do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um contributo para a relação entre supervisão e motivação.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 450.RESUMO.pdf
Tamanho:
11.74 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format