Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
dc.contributor.author | Rodrigues, Sónia Marisa da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-06-16T11:37:59Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:00:17Z | |
dc.date.available | 2009-06-16T11:37:59Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:00:17Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | O desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão dde cursos nas modalidades de e-/b-Learning. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade do ensino deu lugar à necessidade de avaliar esses mesmos cursos,tal como se procede com os cursos denominados de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação de cursos ou projectos na área do e-Learning e do b-Learning. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-Learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação aplicável a todos os cursos e projectos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. A consequência deste facto foi a orientação da nossa proposta de avaliação para uma auto-avaliação, no sentido em que esta proporciona a possibilidade de auto-controlo e consequente melhoria contínua dos cursos e projecto criados. A auto-avaliação orienta assim a decisão e a acções a tomar. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para a criação de um instrumento de auto-avaliação de um projecto. Trata-se de um Projecto de Apoio aos Alunos (PAOL) suportado por uma plataforma de ensino a distancia - Moodle (freeware). O objectivo primordial é a de proporcionar o acesso por parte dos alunos aos conteúdos das aulas, trabalhos e exercícios das disciplinas dos cursos leccionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Pretende-se que esta tese também possa contribuir para orientar outros investigadores que tenham interesse em desenvolver um plano de auto-avaliação de um curso ou projecto semelhante, através da proposta de uma metodologia que cobrem a avaliação de critérios que dizem respeito ao perfil dos utilizadores, à área pedagógica e à área tecnológica. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof.º Doutor José Matos Moreira. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, S. M. S. (2007). Avaliação em E-/B-Learning: implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto [Dissertação de Mestrado e Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/138 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 362 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/138 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | E-Learning | pt_PT |
dc.subject | B-Learning | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação (TIC's) | pt_PT |
dc.subject | Projectos em e-/b-Learning | pt_PT |
dc.subject | Auto-avaliação | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1