Avaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

dc.contributor.authorRodrigues, Sónia Marisa da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2009-06-16T11:37:59Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:00:17Z
dc.date.available2009-06-16T11:37:59Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:00:17Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.description.abstractO desenvolvimento tecnológico e das novas tecnologias de informação e comunicação com todas as suas possibilidades originaram a difusão dde cursos nas modalidades de e-/b-Learning. Neste contexto, cada vez mais a exigência de qualidade do ensino deu lugar à necessidade de avaliar esses mesmos cursos,tal como se procede com os cursos denominados de tradicionais (presenciais), implicando o desenvolvimento de modelos e modalidades de avaliação de cursos ou projectos na área do e-Learning e do b-Learning. As diferentes metodologias propostas na literatura sobre avaliação em e-/b-Learning, apontam para a impossibilidade de encontrar um modelo de avaliação aplicável a todos os cursos e projectos deste tipo dadas as especificidades de cada caso. A consequência deste facto foi a orientação da nossa proposta de avaliação para uma auto-avaliação, no sentido em que esta proporciona a possibilidade de auto-controlo e consequente melhoria contínua dos cursos e projecto criados. A auto-avaliação orienta assim a decisão e a acções a tomar. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para a criação de um instrumento de auto-avaliação de um projecto. Trata-se de um Projecto de Apoio aos Alunos (PAOL) suportado por uma plataforma de ensino a distancia - Moodle (freeware). O objectivo primordial é a de proporcionar o acesso por parte dos alunos aos conteúdos das aulas, trabalhos e exercícios das disciplinas dos cursos leccionados no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Pretende-se que esta tese também possa contribuir para orientar outros investigadores que tenham interesse em desenvolver um plano de auto-avaliação de um curso ou projecto semelhante, através da proposta de uma metodologia que cobrem a avaliação de critérios que dizem respeito ao perfil dos utilizadores, à área pedagógica e à área tecnológica.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.º Doutor José Matos Moreira.pt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, S. M. S. (2007). Avaliação em E-/B-Learning: implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto [Dissertação de Mestrado e Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/138pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 362pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/138
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectE-Learning pt_PT
dc.subjectB-Learning pt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação (TIC's)pt_PT
dc.subjectProjectos em e-/b-Learningpt_PT
dc.subjectAuto-avaliaçãopt_PT
dc.subjectTME
dc.titleAvaliação em E-/B-Learning : implementação de um sistema de auto-avaliação de um projecto de apoio online no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TME 362.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format