O impacto da escrita expressiva na regulação emocional em adultos portugueses

dc.contributor.advisorRosa, Catarina, orientador científico
dc.contributor.advisorSilva, Joana Ribeiro da
dc.contributor.authorAzevedo, Mafalda Sofia Ribeiro
dc.date.accessioned2019-01-31T12:23:04Z
dc.date.available2019-01-31T12:23:04Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.date.submitted2018-10
dc.description.abstractO presente estudo examinou o impacto do paradigma de escrita expressiva ao nível da regulação emocional numa amostra de adultos da população portuguesa. A escrita expressiva consiste numa tarefa narrativa em que durante um período delimitado se solicita ao participante a escrita sobre pensamentos e sentimentos relativos a experiências de vida difíceis, desafiantes ou traumáticas, de forma aberta e emocional. A investigação desenvolvida em torno deste paradigma tem demonstrado que esta intervenção narrativa, quando administrada durante 3 a 5 dias consecutivos, se encontra associada à melhoria da saúde física e psicológica dos participantes. Inúmeros autores sugerem que esta melhoria sintomatológica é resultado do impacto positivo desta intervenção na regulação emocional e na capacidade de construção de significado dos indivíduos. No entanto, esta ligação entre escrita expressiva e regulação emocional dos participantes não tem sido explorada empiricamente de forma sistemática. Assim, o presente estudo pretende contribuir para colmatar estas limitações da literatura, recorrendo a um design experimental para explorar o efeito da escrita expressiva na capacidade de regulação emocional, nomeadamente no processo de ruminação, numa amostra da população portuguesa.pt_PT
dc.description.abstractThe present study examined the impact of an expressive writing paradigm on the emotional regulation of an adult sample from the Portuguese population. Expressive writing is a narrative task in which, over a delimited period, the participant is asked to write in an open and emotional way about his/her thoughts and feelings associated with difficult, challenging or traumatic life experiences,. Research developed around this paradigm suggests that when administered throughout 3 to 5 consecutive days, this narrative intervention, is associated with the improvement of participants’ physical and psychological health. Several authors suggest that this symptomatic improvement is the result of the impact of the intervention on subjects’ emotional regulation and meaning construction skills. However, this connection between expressive writing and emotional regulation has not been systematically empirically explored. Thus, the present study aims to overcome this literature gap by implementing an experimental design to explore the effects of expressive writing on.emotional regulation skills, namely on rumination processes, in a sample of portuguese population.pt_PT
dc.identifier.citationAzevedo, M. S. R. (2018). O impacto da escrita expressiva na regulação emocional em adultos portugueses. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2582pt_PT
dc.identifier.tid202135241pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2582
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscrita expressivapt_PT
dc.subjectRuminaçãopt_PT
dc.subjectRegulação emocionalpt_PT
dc.subjectExpressive writingpt_PT
dc.subjectRuminationpt_PT
dc.subjectEmotional regulationpt_PT
dc.subject.fosPsychologypt_PT
dc.titleO impacto da escrita expressiva na regulação emocional em adultos portuguesespt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameSilva
person.givenNameJoana Ribeiro da
person.identifier.ciencia-id011A-FC28-0157
person.identifier.orcid0000-0003-1372-561X
person.identifier.scopus-author-id36612283800
relation.isAdvisorOfPublication25084781-0eb8-481f-ace0-f3abac4d8ced
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery25084781-0eb8-481f-ace0-f3abac4d8ced
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

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