Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP

dc.contributor.authorMachado, Eusébio André
dc.contributor.authorAbelha, Marta
dc.date.accessioned2018-12-20T17:54:11Z
dc.date.available2018-12-20T17:54:11Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNo âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora, pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa” levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos. Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento das competências de supervisão e de colaboração.pt_PT
dc.identifier.citationAbelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493pt_PT
dc.identifier.issn2183-8755
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2493
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionile:///C:/Users/ma/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/55-179-1-PB%20(2).pdfpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectColaboração Docentept_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.titleSupervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIPpt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage103pt_PT
degois.publication.issue1
degois.publication.lastPage121pt_PT
degois.publication.titleRevista de Estudos Curricularespt_PT
degois.publication.volume9pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.familyNameAbelha
person.givenNameMarta
person.identifier.ciencia-id9D1F-94B0-794A
person.identifier.orcid0000-0001-7105-3722
person.identifier.ridH-1160-2016
person.identifier.scopus-author-id35772219700
relation.isAuthorOfPublicationb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_final_REC_2018(1)_pp_103_121_Abelha_Machado.pdf
Size:
739.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format