Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP
dc.contributor.author | Machado, Eusébio André | |
dc.contributor.author | Abelha, Marta | |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T17:54:11Z | |
dc.date.available | 2018-12-20T17:54:11Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | No âmbito do trabalho docente, a supervisão e a colaboração apresentam-se como competências e estratégias fundamentais para lidar com a complexidade de problemas da escola atual. Neste contexto, a formação contínua de professores desempenha um papel fundamental na aquisição, desenvolvimento e mobilização destas competências, embora, pela sua natureza eminentemente praxeológica, pressuponha dispositivos de formação com um perfil natureza isomórfica. Neste artigo, procede-se ao relato de uma experiência de formação em “supervisão colaborativa” levada a cabo com um grupo de docentes pertencente a um Agrupamento de Escolas TEIP do Norte do país. Para além da descrição do dispositivo de formação desenvolvido, apresenta-se os resultados obtidos, tendo como fonte os “relatórios reflexivos individuais” elaborados pelos formandos. Embora se circunscrevam ao impacto durante e imediatamente após a formação, os resultados sustentam a relevância, pertinência e eficácia do dispositivo de formação implementado no sentido do desenvolvimento das competências de supervisão e de colaboração. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Abelha, M. & Machado, E. (2018). Supervisão, colaboração e formação: relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP. Revista de Estudos Curriculares, 9(1), 103-121. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2493 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-8755 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/2493 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | ile:///C:/Users/ma/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/55-179-1-PB%20(2).pdf | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.subject | Supervisão pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Colaboração Docente | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt_PT |
dc.title | Supervisão, colaboração e formação: Relato de uma experiência com docentes de um agrupamento TEIP | pt_PT |
dc.type | journal article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 103 | pt_PT |
degois.publication.issue | 1 | |
degois.publication.lastPage | 121 | pt_PT |
degois.publication.title | Revista de Estudos Curriculares | pt_PT |
degois.publication.volume | 9 | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.familyName | Abelha | |
person.givenName | Marta | |
person.identifier.ciencia-id | 9D1F-94B0-794A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7105-3722 | |
person.identifier.rid | H-1160-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35772219700 | |
relation.isAuthorOfPublication | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b796ce33-4d89-44fb-9a34-71e4d14814ff |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Artigo_final_REC_2018(1)_pp_103_121_Abelha_Machado.pdf
- Size:
- 739.44 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format