O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso

dc.contributor.advisorGouveia, Andreia dos Santos
dc.contributor.authorAnunciação, Carolina Maria da Costa
dc.date.accessioned2022-08-16T09:41:18Z
dc.date.available2022-08-16T09:41:18Z
dc.date.issued2022-07-13
dc.description.abstractAs mais recentes investigações sugerem que a pandemia causada pelo Covid-19 tem provocado perdas significativas na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos acentuando ainda mais as desigualdades existentes. Como forma de minimizar ou reverter estes efeitos adversos, o Estado tem procurado desenvolver programas focados na recuperação das aprendizagens. O presente estudo de natureza qualitativa, tem como principal objetivo analisar o papel da escola, da família e da associação no suporte ao Ensino Remoto de Emergência dos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, este estudo de caso socorreu-se de um conjunto de instrumentos de recolha de dados, nomeadamente: entrevistas semiestruturadas dirigidas à Diretora da Associação “A” e aos Membros da Direção da Escola EB1 “B”; focus group realizados aos alunos que frequentavam o 1º ciclo do Ensino Básico; e, aplicação de um inquérito por questionário aos pais/EE. Os resultados mostram que (i) embora, tenha sido feito alocação de recursos tecnológicos estes não foram suficientes para todas as crianças; (ii) o envolvimento da família permitiu uma maior aproximação do processo de ensino e aprendizagem; (iii) o ERE fez com que as crianças se desmotivassem, e consequentemente a sua atenção e concentração nas aulas diminuíssem.pt_PT
dc.description.abstractThe most recent research suggests that the pandemic caused by Covid-19 has caused significant losses in students' learning and development, further accentuating existing inequalities. As a way to minimize or reverse these adverse effects, the State has sought to develop programs focused on the recovery of learning. The present study of qualitative nature, has as main objective to analyse the role of the school, the family and the association in supporting the Emergency Remote Learning of 1st cycle Primary School students in a situation of social vulnerability. Therefore, this case study used a set of data collection tools, namely: semi-structured interviews conducted with the Director of the Association "A" and the Board Members of School EB1 "B"; focus groups conducted with students attending the 1st cycle of basic education; and, a questionnaire survey applied to parents/SETs. The results show that (i) although technological resources were allocated, they were not sufficient for all children; (ii) the involvement of the family allowed a closer approach to the teaching and learning process; (iii) the SES caused the children to become demotivated, and consequently their attention and concentration in classes decreased.pt_PT
dc.identifier.citationAnunciação, C. M. C. (2022). O papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4414pt_PT
dc.identifier.tid203053940
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4414
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoed accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_PT
dc.subjectEnsino remoto de emergênciapt_PT
dc.subjectEscola-famíliapt_PT
dc.subjectAssociação de intervenção socialpt_PT
dc.subject.fosAdministração e Gestão da Educaçãopt_PT
dc.titleO papel da escola, da família e da associação no suporte ao ensino remoto de emergência dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico em situação de vulnerabilidade social: um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameGouveia
person.givenNameAndreia dos Santos
person.identifier.orcid0000-0003-1853-9453
relation.isAdvisorOfPublicatione7db6fb8-884f-4164-9b1e-1ea7694b88a8
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverye7db6fb8-884f-4164-9b1e-1ea7694b88a8
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
Nome:
exemplar_2370.pdf
Tamanho:
1.49 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format