O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue

dc.contributor.advisorMendes-Ribeiro, Mafalda
dc.contributor.authorCaconda, Filipe Cabo
dc.date.accessioned2022-11-30T09:07:56Z
dc.date.available2022-11-30T09:07:56Z
dc.date.issued2022-11-28
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema “O Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango - Angola. Um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue”. Aqui apresentamos os resultados duma pesquisa efetuada em quatro escolas do Segundo Ciclo do Ensino Secundário, localizadas no Município de Menongue. Para aferir o nível de literacia financeira dos estudantes foi elaborado e aplicado um questionário. Com objetivo investigar junto do Ensino Secundário, nos estudantes das escolas do II Ciclo, nos variados cursos, o seu nível de conhecimento quanto à inclusão financeira, planeamento de despesas, poupança e conhecimentos financeiros. A metodologia utilizada para mensurar o Nível de Literacia Financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango – Angola, um estudo aplicado às Escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue, será a metodologia qualitativa, não documental, e como recolha de dados o inquérito por questionário aplicado aos estudantes das escolas selecionadas onde os mesmos foram escolhidos aleatoriamente. Recorreu-se igualmente à pesquisa bibliográfica e descritiva. Os resultados obtidos neste estudo mostram um nível de literacia e inclusão financeira baixos entre os estudantes do II Ciclo das escolas de Menongue, pois apenas 35,83% dos inquiridos conhecem alguns significados de produtos e serviços bancários e cerca de 46% são titulares de uma conta bancária. Pelo exposto acima, este trabalho é um contributo para que o Ministério da Educação de Angola inclua os conteúdos de Educação Financeira nos currículos escolares desde muito cedo.pt_PT
dc.description.abstractThis work whose theme is “The Level of Financial Literacy among the students of the Second Cycle in Cuando Cubango - Angola. A study applied to Secondary Schools in the Municipality of Menongue ” where we present the results of a survey carried out in four Secondary Schools of Secondary Education, located in the Municipality of Menongue. To assess the students' financial literacy level, a questionnaire was developed and applied. With the objective of investigating with Secondary Education, in the students of the Second Cycle, in the various courses, their level of knowledge regarding financial inclusion, expense planning, savings and financial knowledge. The methodology used to measure the Level of Financial Literacy among students of the Second Cycle in Cuando Cubango - Angola, a study applied to Secondary Schools in the Municipality of Menongue, was the qualitative methodology, non-documental, and as a technique for collecting data, the questionnaire survey applied to students from selected schools where they were chosen at random. We also used the bibliographic and descriptive research. The results obtained in this study show a low level of literacy and financial inclusion among the students of the Second Cycle of the schools of Menongue, as only 35.83% of the respondents know some meanings of banking products and services and about 46% are holders of a Bank account. From the above, this work is a contribution for the Angolan Ministry of Education to include the contents of Financial Education in school curricula from an early age.pt_PT
dc.identifier.citationCaconda, F. C. (2022). O nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menongue [Dissertação de Mestrado em Gestão, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4550pt_PT
dc.identifier.tid203134567
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/4550
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia financeirapt_PT
dc.subjectBancarizaçãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEnsino Secundáriopt_PT
dc.subjectMenongue – Angolapt_PT
dc.subject.fosGestãopt_PT
dc.titleO nível de literacia financeira entre os estudantes do II Ciclo no Cuando Cubango-Angola: um estudo aplicado às escolas do Ensino Secundário do Município de Menonguept_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameMendes-Ribeiro
person.givenNameMafalda
person.identifier.ciencia-id821D-14A1-4B4E
person.identifier.orcid0000-0002-5687-2727
person.identifier.ridP-6826-2017
relation.isAdvisorOfPublicationd0359c37-3b3f-4936-a81c-3a0b88e11cd8
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryd0359c37-3b3f-4936-a81c-3a0b88e11cd8
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
exemplar_2493.pdf
Size:
6.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format