Necessidade de orientação escolar e profissional, sua influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola D.Bosco/Benguela.

dc.contributor.advisorLobo, Cristina Costa, orientador científico
dc.contributor.authorMosso, Elsa Cacilda
dc.date.accessioned2016-02-12T11:44:39Z
dc.date.available2016-02-12T11:44:39Z
dc.date.issued2015-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.pt_PT
dc.description.abstractpresente estudo analisa a temática sobre a necessidade de Orientação Escolar e Profissional, sua influência no Processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Escola D. Bosco/ Benguela. O problema de investigação situa-se na análise e compreensão da necessidade da orientação escolar e profissional, sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da escola de Dom Bosco, e que se traduz na questão seguinte: Que fatores estão na base da necessidade da orientação escolar e profissional, sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da escola de Dom Bosco/ Benguela. Foram definidos os seguintes objetivos de investigação: analisar a Necessidade de Orientação Escolar e Profissional, sua influência no Processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Escola D. Bosco em Benguela; identificar os fatores que estão na base da Necessidade de Orientação Escolar e Profissional, sua influência no Processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Escola D. Bosco em Benguela bem como descrever a importância da Necessidade de Orientação Escolar e Profissional, sua influência no Processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Escola D. Bosco em Benguela. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem essencialmente qualitativa uma vez que esta adopta um carácter predominantemente descritivo. Para concretização dos instrumentos de dados foram estruturados dois guiões de entrevista, sendo um para alunos e outro para os professores. Os resultados obtidos permitiram compreender que não existe serviço de orientação escolar e profissional nos alunos em causa, o estudo demonstrou claramente a importância da existência da necessidade de Orientação Escolar e Profissional, bem como o desejo em desenvolver os serviços de orientação escolar e profissional, bem como a falta conhecimentos sobre o real funcionamento desses serviços, nota-se também uma grande confusão entre orientação escolar e instrução.pt_PT
dc.description.abstractThe theme this stud analyst on the need for Educational and Vocational Guidance, its influence on the process of Teaching and Learning of the students of Don Boaco School / Benguela. The research problem lies in the analysis and understanding of the need for educational and vocational guidance, its influence in the teaching and learning process of the students of the school of Don Bosco, and that translates into the following question: What factors underlie the need the educational and vocational guidance, its influence in the teaching and learning process of the students of the school of Don Bosco / Benguela. The following research objectives were defined: to analyze the career guidance Need for Professional, its influence on the process of Teaching and Learning of the students of Don Bosco School in Benguela; identify the factors that underlie the School Counseling and Need Professional, its influence on the process of Teaching and Learning of the students of Don Bosco School in Benguela and describe the importance of career guidance and Need Professional, its influence on the process Teaching and Learning of the students of Don Bosco School in Benguela. This study is characterized by an essentially qualitative approach since it adopts a largely descriptive. To achieve the data instruments were two structured interview guides, one for students and one for teachers. The results obtidos permitiram compreender that there is no school and professional guidance service in the students concerned, the study clearly demonstrated the importance of having the need for Educational and Vocational Guidance, and the desire to develop the educational and vocational guidance services, as well as lack knowledge about the actual operation of these services, there is also a lot of confusion between school guidance and instruction.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.pt_PT
dc.identifier.citationMosso, E. C. (2015). Necessidade de orientação escolar e profissional, sua influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola D.Bosco/Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1416.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 549
dc.identifier.tid201025000pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1416
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Portucalensept_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.subjectOrientação escolarpt_PT
dc.subjectOrientação profissionalpt_PT
dc.subjectOrientação vocacionalpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectSucesso vocacionalpt_PT
dc.subjectEducational and vocational guidancept_PT
dc.subjectVocational guidancept_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectSchool and vocational successpt_PT
dc.titleNecessidade de orientação escolar e profissional, sua influência no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola D.Bosco/Benguela.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado pt_PT

Ficheiros