A supervisão no contexto das estruturas de gestão intermédia: o Coordenador de Departamento

dc.contributor.authorTuna, Dilma Maria Teixeira Maiopt_PT
dc.date.accessioned2010-11-23T12:50:14Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:49Z
dc.date.available2010-11-23T12:50:14Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T17:59:49Z
dc.date.issued2009pt_PT
dc.description.abstractA formação centrada na escola tem alcançado grande relevo, tanto nos discursos institucionais, como nos trabalhos dos investigadores das Ciências da Educação, sendo um elemento de referência quando se preconiza a mudança e a melhoria das práticas com impacto na qualidade da educação. Nestas circunstâncias, as estruturas de gestão intermédia, pólos de interacção privilegiados, têm visto reforçado o seu valor estratégico, uma vez que o trabalho colaborativo é entendido como potenciador da estruturação de uma escola reflexiva e da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Neste pressuposto e num quadro de re-conceptualização do conceito de supervisão, perspectivado no seu contexto mais abrangente, os desafios que se colocam hoje ao coordenador de departamento conferemlhe um papel de proa na estruturação de uma escola de qualidade. Esta problemática inspirou a estruturação do nosso trabalho de investigação para o qual partimos questionando o modo como os coordenadores de departamento percepcionam e exercem a supervisão na estrutura de gestão intermédia que coordenam. O percurso global da investigação foi delineado com o objectivo de dar resposta a esta questão. Em consonância, inserimos o procedimento metodológico num paradigma quantitativo ancorado num estudo de caso múltiplo. Para cumprirmos a estratégia de pesquisa envolvemos os coordenadores e os professores de seis escolas e elaborámos dois questionários que foram aplicados aos coordenadores e aos professores. O tratamento dos dados quantitativos foi efectuado com recurso a métodos da estatística descritiva e indutiva e para o tratamento das respostas abertas utilizámos a técnica de análise de conteúdo. Os dados recolhidos permitiram-nos obter informações sobre o modo como o coordenador de departamento actua, fazendo sobressair as questões de liderança, supervisão, trabalho colaborativo e, desenvolvimento pessoal e profissional. Os resultados do estudo indicam que o coordenador de departamento assume comportamentos que avalizam o seu compromisso com os profissionais e com a instituição, potenciando o desenvolvimento de todos os actores com quem interage. Palavras-pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.ª Doutora Maria Manuela Cravo Branco Prata Abrantes.pt_PT
dc.identifier.citationTuna, D.M.T.M. (2009). A supervisão no contexto das estruturas de gestão intermédia: o Coordenador de Departamento [Dissertação de Mestre em Supervisão e Coordenação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/75pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 411pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/75
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectEscola reflexivapt_PT
dc.subjectGestão intermédiapt_PT
dc.subjectCoordenador de departamentopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectTME
dc.titleA supervisão no contexto das estruturas de gestão intermédia: o Coordenador de Departamentopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

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