Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos
dc.contributor.author | Brito, Margarida Alexandra Ferreira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:35Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:35Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | A base de estruturação e construção desta dissertação desenvolve-se no âmbito da problemática da participação da família no ambiente escolar, apontando-se esta como uma mais valia para o desempenho académico das crianças. Procuramos salientar a relação escola-família e a influência que exerce sobre a motivação dos educandos, beneficiando ou prejudicando a sua aprendizagem, e, consequentemente, o impacto que tem sobre cada um dos actores educativos aqui implicados. Revelam-se os obstáculos que influenciam negativamente a participação na escola e os que impedem a instituição escolar de estar mais receptiva ao envolvimetno dos pais/encarregados de educação. Enunciam-se benefíicos desta cooperação a fim de mostrar que todos os actores educativos envolvidos usufruem destes se partilharem responsabilidades na educação dos educandos. Nos dias de hoje, a relação escola-família ainda não está muito dinamizada nas vidas de ambas as instituições, tornando-se numa relação complexa e sinónimo de confusão, discussão e desacordo. Assim, como propósito máximo desta dissertação, tentamos inquirir os pais/encarregados de educação para melhor compreender o que pensam da participação no ambiente escolar e da sua própria contribuição nesta relação, e sensibilizar os docentes para tornar a escola num espaço preparado, sensível e receptivo ao envolvimento parental, modificando esta ligação repleta de tensões e discórida, numa colaboração saudável, coerente, mútua, de partilha de responsabilidades, a fim desta participação se tornar num excelente contributo para a óptima aprendizagem dos educandos. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Brito, Margarida Alexandra Ferreira (2007). Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/40 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 303 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/40 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Encarregados de educação | pt_PT |
dc.subject | Processo educativo | pt_PT |
dc.subject | Participação da família | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Participação dos pais/encarregados de educação vs motivação dos alunos | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1