O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento.
dc.contributor.author | Souto, Sónia Sofia Silva Ferreira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:23Z | |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:23Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | Pretendeu-se com este estudo salientar a importância da leitura e intervir na promoção e no desenvolvimento desta competência essencial e imprescindível a todos os cidadãos. Analisámos a leitura quanto aos seus modelos de compreensão, bem como a sua finalidade. Abordámos as várias teorias de aprendizagem relacionando-as com a aprendizagem da leitura, expondo algumas estratégias para esse fim. Destacou-se a importância da escola que, de acordo com os princípios que orientam a acção educativa e o papel fundamental dos professores, contribuem para a aprendizagem, desenvolvimento e promoção da leitura, competência fundamental para o sucesso do aluno. Tendo em vista esse sucesso, procurou-se definir algumas das mais importantes estratégias de promoção do desenvolvimento da leitura em contexto de sala de aula. Desta forma, planificou-se e implementou-se uma actividade de leitura: o Clube da Leitura Silenciosa, visando o desenvolvimento da leitura extensiva, em sessões de leitura silenciosa de obras infantis de qualidade e interesse para os leitores. Este projecto de investigação – acção foi implementado numa turma de 3º ano, turma experimental, tendo-se comparado os dados obtidos pelos vários instrumentos, com os dados de uma turma de controlo, não sujeita ao projecto. Desta forma, e sendo uma investigação – acção com um desenho quasi – experimental, recorreu-se à utilização de instrumentos de investigação qualitativa e quantitativa, sendo utilizados: questionários, composições e a técnica de leitura - o cloze. Acreditamos que este estudo possa, de alguma forma, favorecer a reflexão sobre esta temática, contribuindo para possíveis alterações nas práticas educativas com a finalidade de promoção da leitura, nomeadamente, a leitura extensiva, a nível do 1ºciclo do Ensino Básico. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Professora Doutora Maria José Cardoso Monteiro de Sá-Correia. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Souto, S. S. S. F. (2007). O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/6 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/6 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da leitura | pt_PT |
dc.subject | Investigação/acção | pt_PT |
dc.subject | Leitura extensiva | pt_PT |
dc.title | O impacto da leitura extensiva no 1º ciclo – 3º ano de escolaridade: estratégias para o seu desenvolvimento. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1