Análise dos factores para a adesão ao e-commerce em Moçambique - estudo exploratório

dc.contributor.advisorCosta, Maria Manuela Ribeiro da
dc.contributor.authorChihono, Noémia Viegas
dc.date.accessioned2024-06-03T09:40:20Z
dc.date.available2024-06-03T09:40:20Z
dc.date.issued2024-05-10
dc.description.abstractO comércio eletrónico (E-commerce) está em crescimento em Moçambique, apresentando um potencial significativo para impulsionar o desenvolvimento económico do país. No entanto, a adesão ao E-commerce ainda é relativamente baixa. Este estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a adesão ao E-commerce em Moçambique, com objetivos específicos de investigar as perceções de consumidores e empresas moçambicanos sobre o E-commerce, identificar os principais fatores que impactam a adesão e avaliar as barreiras enfrentadas por consumidores e empresas ao adotar o E-commerce. Adotando uma abordagem exploratória, a pesquisa utilizou um método misto para uma compreensão abrangente, integrando dados quantitativos e qualitativos. A recolha de dados envolveu entrevistas com um questionário estruturado, direcionado a participantes representativos de empresas e indivíduos. Os resultados indicaram uma significativa adesão ao comércio eletrónico, com 79,73%, dos consumidores entrevistados efetuando compras pela internet. A conveniência, preços mais baixos, variedade de produtos, promoções e descontos foram identificados como fatores-chave. No entanto, desafios como preocupações com segurança, falta de confiança na logística, opções limitadas de pagamento online e preferência das empresas por vendas tradicionais dificultaram a adesão. Apesar de reconhecerem o potencial de crescimento do E-commerce, as empresas apontaram preocupações com a segurança, a procura dos clientes e a forte concorrência online como razões para não aderirem. O estudo sugere que, embora o E-commerce esteja em estágios iniciais em Moçambique, possui um potencial significativo de crescimento. Superar as barreiras existentes requer ações como o investimento em infraestrutura de internet e logística, desenvolvimento de políticas públicas favoráveis, a promoção da educação sobre E-commerce e o fortalecimento da segurança nas transações online.
dc.description.abstractElectronic commerce (E-commerce) is growing in Mozambique and has significant potential to boost the country's economic development. However, take-up of E-commerce is still relatively low. The aim of this study was to analyse the factors that influence the take-up of E-commerce in Mozambique, with the specific objectives of investigating the perceptions of Mozambican consumers and companies about E-commerce, identifying the main factors that impact take-up and assessing the barriers faced by consumers and companies when adopting E-commerce. Adopting an exploratory approach, the research used a mixed method for a comprehensive understanding, integrating quantitative and qualitative data. Data collection involved interviews with a structured questionnaire aimed at participants representing companies and individuals. The results revealed a modest rate of E-commerce adoption, with 20.27 per cent of the consumers interviewed making purchases online. Convenience, lower prices, product variety, promotions and discounts were identified as key factors. However, challenges such as security concerns, lack of confidence in logistics, limited online payment options and companies' preference for traditional sales have hindered adoption. Despite recognising the growth potential of E-commerce, companies pointed to security concerns, customer demand and strong online competition as reasons for not joining. The study suggests that although E-commerce is in its early stages in Mozambique, it has significant potential for growth. Overcoming the existing barriers requires actions such as investing in internet and logistics infrastructure, developing favorable public policies, promoting education about E-commerce and strengthening security in online transactions.
dc.identifier.citationChihono, N. V. (2024). Análise dos factores para a adesão ao e-commerce em Moçambique - estudo exploratório [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5653
dc.identifier.tid203609107
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11328/5653
dc.language.isopor
dc.rightsembargoed access
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectComércio eletrónico (E-commerce)
dc.subjectMoçambique
dc.subjectFatores de adesão
dc.subjectMarketing digital
dc.subject.fosCiências Sociais - Economia e Gestão
dc.subject.ods12 - responsible consumption and production
dc.titleAnálise dos factores para a adesão ao e-commerce em Moçambique - estudo exploratório
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameCosta
person.givenNameMaria Manuela Ribeiro da
person.identifier.orcid0000-0003-0744-7748
relation.isAdvisorOfPublicatione5da1fe1-8b51-4380-99ce-42c5d48c791a
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverye5da1fe1-8b51-4380-99ce-42c5d48c791a
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Negócios Digitais

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