Importância da família e da escola na inclusão de alunos cegos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico

dc.contributor.authorCunha, Maria das Dores Soares dapt_PT
dc.date.accessioned2009-09-25T12:23:51Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T18:01:08Z
dc.date.available2009-09-25T12:23:51Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T18:01:08Z
dc.date.issued2009pt_PT
dc.description.abstractA pessoa cega tem necessidade de suprir, da melhor forma possível, a carência do sentido da visão. O nosso estudo trata da sua educação escolar, tendo sido consideradas três vertentes fundamentais, que são aquelas que, na nossa opinião, serão capazes de atenuar a desvantagem face aos seus colegas normovisuais: o domínio do sistema Braille, a Orientação/Mobilidade e a Informática Adaptada. Durante os 2º e 3º Ciclos de escolaridade, estas aprendizagens devem ser consolidadas, pois o contacto com as três áreas específicas, em situação ideal, ter-se-ia iniciado durante a frequência do Jardim de Infância. Enquanto um domínio excelente do Braille permitirá uma leitura e escrita correctas, contribuindo para um bom desempenho escolar, a conveniente apreensão das técnicas de Orientação/Mobilidade permitirá ao cego uma deslocação autónoma na maioria dos percursos que deverá realizar. Além disso, um bom conhecimento das Técnicas de Informação e Comunicação será um grande auxiliar na pesquisa escolar, utilização de manuais, realização de trabalhos de investigação... A parte prática deste trabalho teve por base as respostas dadas por professores de Educação Especial, que apoiam alunos dos 2º e 3º Ciclos, a um questionário com perguntas que, para além de outras, abordam estas três temáticas, cuja análise é enriquecida com três entrevistas efectuadas a professores de cada uma delas.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutor António Vieira Ferreira.pt_PT
dc.identifier.citationCunha, M. D. S. (2009). Importância da família e da escola na inclusão de alunos cegos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico [Dissertação de Mestrado em Educação Especial, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/234pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 389pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/234
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectCegospt_PT
dc.subjectSistema Braillept_PT
dc.subjectEscola Inclusivapt_PT
dc.subjectInformática adaptadapt_PT
dc.subjectTME
dc.titleImportância da família e da escola na inclusão de alunos cegos dos 2º e 3º ciclos do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 389.pdf
Tamanho:
1.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format