Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno

dc.contributor.advisorVagos, Paula
dc.contributor.authorMaia, Rafaela Beatriz Teixeira de Aguiar
dc.date.accessioned2019-07-24T09:41:03Z
dc.date.available2019-07-24T09:41:03Z
dc.date.issued2019-07-22
dc.date.submitted2019-07
dc.description.abstractA relação professor-aluno desempenha um papel essencial no que toca ao sucesso académico e ao desenvolvimento de competências sociais, comportamentais e de autorregulação (Patrício, Barata, Calheiros & Graça, 2015), embora tal possa depender da qualidade com que é estabelecida. Contudo, a perspetiva do aluno sobre a avaliação deste relacionamento tenha sido negligenciada. O objetivo deste estudo foi analisar a perspetiva do aluno acerca da sua relação com os professores nas dimensões de proximidade e conflito e em que medida esta perspetiva influencia o tipo de comportamento social do aluno para com os seus pares. Os resultados obtidos neste estudo estão alinhados a estudos anteriores, que consideram que relações conflituosas entre o professor e o aluno se encontram associadas a uma maior prática de comportamentos de externalização (Silver, Measelle, Armstrong & Essex, 2005) e que relações próximas entre professor-aluno estão associadas a comportamentos prossociais mais frequentes com os pares (Hendrickx, Mainhard, Boor-Klip, Cillessen & Brekelmans, 2016). O presente estudo vem demonstrar que a perspetiva do aluno, relativamente à sua relação com os professores, é um fator importante visto que a forma como este perceciona a relação com os professores irá influenciar, positiva ou negativamente, o modo como o aluno se comporta para com os seus pares.pt_PT
dc.description.abstractThe teacher-student relationship plays an essential role in academic achievement and in the development of social, behavioral and self-regulation skills (Patrício, Barata, Calheiros, & Graça, 2015), but this may depend on the quality with which this relationship is established. Nevertheless, the student's view of the evaluation of this relationship has been neglected. The aim of this study was to analyze the student's perspective about their relationship with teachers in the dimensions of proximity and conflict and to what extent this perspective influences the type of student's social behavior towards their peers. The results obtained in this study are aligned with previous studies, which consider that conflicting relationships between the teacher and the student are associated with a greater practice of externalizing behaviors (Silver, Measelle, Armstrong & Essex, 2005) and that close relationships between teacherstudent are associated with more frequent prossocial behaviors with peers (Hendrickx, Mainhard, Boor-Klip, Cillessen & Brekelmans, 2016). This study demonstrates that the student's perspective regarding their relationship with teachers is an important factor since the way the student perceives the relationship with teachers will positively or negatively influence the way the he/she behaves towards his/her peers.pt_PT
dc.identifier.citationMaia, R. B. T. A. (2019). Relação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do aluno. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2820pt_PT
dc.identifier.tid202266150
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2820
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectAlunopt_PT
dc.subjectRelaçãopt_PT
dc.subjectComportamentos agressivospt_PT
dc.subjectComportamentos prossociaispt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectStudentpt_PT
dc.subjectRelationshippt_PT
dc.subjectAgressive Behaviourpt_PT
dc.subjectProsocial Behaviourpt_PT
dc.subject.fosPsychologypt_PT
dc.titleRelação professor-aluno e comportamentos agressivos: A perspetiva do alunopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameVagos
person.givenNamePaula
person.identifier.ciencia-idC419-AFB7-1569
person.identifier.orcid0000-0003-4372-3930
person.identifier.ridAAC-3158-2020
person.identifier.scopus-author-id36487351300
relation.isAdvisorOfPublication5b849195-f9f5-4388-938d-93de7b8e8516
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery5b849195-f9f5-4388-938d-93de7b8e8516
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TMPS 139.pdf
Tamanho:
262.59 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format