Gestão de conflitos face à indisciplina dos alunos da 9.ª classe da escola do I Ciclo do Ensino Secundário: 10 de fevereiro/Benguela.

dc.contributor.advisorLobo, Cristina Costa, orientador científico
dc.contributor.authorCalique, Luís José
dc.date.accessioned2016-02-15T18:30:56Z
dc.date.available2016-02-15T18:30:56Z
dc.date.issued2015-09
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.pt_PT
dc.description.abstractDepois de uma longa caminhada na busca de conhecimentos científicos para obtenção do grau de Mestrado na área de Administração e Gestão Escolar, com olhos erguidos e um espírito crítico aos fenómenos sociais, permitiu-nos observar com mais rigor sobre os fatos mais “caricatos” e “patológicos” cognominados indisciplina que em parte condiciona o processo de ensino aprendizagem. A partir dos resultados desta observação, sentimos com a presente dissertação a necessidade de falarmos sobre a “Gestão de Conflitos face a Indisciplina dos alunos da 9ª classe da escola do I Ciclo do Ensino Secundário 10 de Fevereiro/Benguela.As indisciplinas para além de tornarem a vida dos profissionais pedagógicos em obstáculos, criam também possibilidades maiores à existência de conflitos, é por estas e outras razões, observadas dia pois dia na nossa sociedade angolana que o presente estudo pretende analisar com fundamentos teóricos e empíricos sobre as estratégias que os gestores/professores devem utilizar dentro das suas tarefas profissionais para minimização do problema, metodologicamente trata-se de um estudo do tipo descritivo, de carácter exploratório e transversal,para tornar significativamente este estudo foi elaborado três questionários conforme a natureza de cada indicador da amostraselecionadade forma aleatória por 10 professores, onde 7 são femininos, 65 alunos, onde 45 são femininos e 12 pais/encarregados de educação. Os dados apontam resultados positivos quanto as estratégias utilizadas para gestão dos conflitos face a indisciplina, visto que os gestores/professores da escola em estudo utilizam como estratégias, o diálogo, atribuição de responsabilidades, convocatória aos pais/encarregados de educação e encaminhamento ao conselho disciplinar. Estes resultados são significativos e fundamentais para a presente investigação pois contribui com estratégias para a gestão de conflitos face a indisciplina, a todos os gestores, profissionais e educadores de modo atuarem sem dificuldades maiores.pt_PT
dc.description.abstractAfter a long walk in the pursuit of scientific knowledge for the degree of Master in Administration and School Management area, with raised eyes and a critical attitude to social phenomena, allowed us to observe more strictly on the facts more "cartoonish" and "pathological" cognominados indiscipline which in part determines the process of teaching and learning. From the results of this observation, we feel with this thesis the need to talk about the "Conflict Management face the indiscipline of students of the 9th grade school I Secondary School Cycle Feb. 10 / Benguela. The indiscipline addition to making the lives of teaching professionals obstacles also create greater opportunities to the existence of conflicts, it is for these and other reasons, observed day for day in our Angolan society that the present study aims to analyze theoretical and empirical grounds on the strategies that managers / teachers should use in their professional tasks to minimize the problem, methodologically it is a descriptive study, exploratory and transversal, to significantly make this study was prepared three questionnaires as the nature of each indicator of the sample selected randomly for 10 teachers, where 7 are female, 65 students where 45 are female and 12 parents / guardians. The data show positive results as the strategies used for the management of disputes related to indiscipline, as managers / school teachers under study use as strategies, dialogue, allocation of responsibilities, notice to parents / guardians and referral to the disciplinary board . These results are significant and fundamental to this research contributes to strategies for handling disputes related to indiscipline, to all managers, professionals and without difficulty act so educators.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof. Doutora Cristina Costa Lobo.pt_PT
dc.identifier.citationCalique, J. L. (2015). Gestão de conflitos face à indisciplina dos alunos da 9.ª classe da escola do I Ciclo do Ensino Secundário: 10 de fevereiro/Benguela. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1418.pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 551
dc.identifier.tid201025760pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1418
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Portucalensept_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.subjectGestão de conflitospt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectConflitospt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectConflictspt_PT
dc.subjectIndisciplinept_PT
dc.subjectConflict managementpt_PT
dc.titleGestão de conflitos face à indisciplina dos alunos da 9.ª classe da escola do I Ciclo do Ensino Secundário: 10 de fevereiro/Benguela.pt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado pt_PT

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