Integração escolar e sucesso educativo na perspectiva de uma comunidade cigana: estudo de caso
dc.contributor.author | Maia, Armanda de Oliveira | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-05-19T15:13:13Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:58Z | |
dc.date.available | 2009-05-19T15:13:13Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:58Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_PT |
dc.description.abstract | O estudo que apresentamos inscreve-se num estudo de caso, no campo da educação intercultural. Tem como principal objectivo investigar a integração escolar dos adultos ciganos, a relação entre a cultura escolar e a cultura cigana e o sucesso escolar desses alunos. No processo de investigação usou-se a metodologia quantitativa correlacionada com a qualitativa uma vez que esta se enquadra num estudo etnográfico. Esta pesquisa desenvolveu-se numa escola de 1º ciclo do distrito do Porto, frequentada por um grande número de crianças ciganas. Observamos a situação escolar destas crianças, num período de 5 anos (no período de 2001 até 2006); focamo-nos na análise dos questionários distribuídos a uma amostra de docentes/alunos e encarregados de educação. Analisamos ainda registos de frequência de alunos que atingiram o limite de idade sem terem terminado o 1º ciclo. De um modo geral, verifica-se que estes alunos apresentam elevado absentismo escolar e frequentes problemas de adaptação. É significativo o número de retenções no 2º ano de escolaridade e o abandono escolar precoce das raparigas. É de referenciar ainda, que muitas crianças não frequentam o ensino pré-escolar. Nesta abordagem mostramos como é fundamental a utilização de metodologias adequadas e de uma formação de professores centrada numa abordagem inter/multicultural. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutor José António Oliveira | pt_PT |
dc.identifier.citation | Maia, A. O. (2006). Integração escolar e sucesso educativo na perspectiva de uma comunidade cigana: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/95 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 329 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/95 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Educação em Portugal | pt_PT |
dc.subject | Integração escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação intercultural | pt_PT |
dc.subject | Etnia cigana | |
dc.subject | Comunidades ciganas | |
dc.subject | TME | |
dc.title | Integração escolar e sucesso educativo na perspectiva de uma comunidade cigana: estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1