A mudança na escola, nos professores e o mal-estar.

dc.contributor.authorSantos, José Maria Geraldes
dc.date.accessioned2014-11-24T12:24:21Z
dc.date.available2014-11-24T12:24:21Z
dc.date.issued2013-02
dc.description.abstractOs sistemas educativos, um pouco por todo o mundo, atravessam situações de crise. Questiona-se, cada vez mais, a escola e o papel do professor, e os governos impulsionam transformações legislativas para tentarem dar resposta aos problemas detetados. Esta dissertação aspira identificar em que medida os efeitos das mudanças nas escolas e nos professores provocam mal-estar e stress nos docentes. Esta tese divide-se em duas partes, com as respetivas vertentes metodológicas. A primeira parte, ou parte teórica, baseia-se na pesquisa documental e bibliográfica assente em quatro temáticas: o paradigma emergente e os professores; a escola como organização fulcral; a profissionalidade docente; a avaliação dos professores em tempos de mudança e o mal-estar e stress dos professores. Na segunda parte apresentamos o estudo empírico realizado com oitenta professores de uma escola de 3ºciclo e ensino secundário numa escola do Vila Nova de Gaia. Pretendeu-se saber, através das questões propostas num inquérito, os níveis de satisfação dos professores com a escola onde lecionavam e com o desempenho da sua profissão, e os níveis de esforço emocional despendido e de stress sentido. Contrariamente aos resultados de estudos nacionais e internacionais, que encontraram a profissão docente associada a altos níveis de stress, os resultados deste estudo demonstram que os professores participantes neste estudo, apesar de exporem algumas áreas de insatisfação, caso da progressão na carreira, remuneração e autorrealização, enunciam, na globalidade níveis altos de satisfação indicativos de bem- estar.pt
dc.description.abstractEducational systems throughout the world are in a state of crisis. Increasingly the roles of school and teachers are being put in question, while governments attempt to promote solutions and bring about improvements through legislation. This dissertation attempts to identify the extent to which the effects of the changes thus implemented cause discontent and stress in teachers. The dissertation is divided into two parts, each with its respective methodology. The first part is theoretical, grounded in a literature review of the subject under study and based on four themes: The emerging paradigms and the teachers; the school as an organization; professionalism in times of change, and teacher distress. The second part sets out the empirical study which was conducted with the participation of eighty teachers at a secondary school in Vila Nova de Gaia. Through a questionnaire, the study aimed at investigating levels of teacher satisfaction with the school and performance of their professional duties, plus levels of experienced emotional effort and stress. The findings were in contrast to those of similar national and international studies that reported high levels of stress among teachers. Although this study revealed areas of dissatisfaction over issues such as career outlook, salary and self-actualization, on the whole findings suggested high levels of satisfaction and well-being.pt
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.ª Doutora Daniela Carvalho Wilks.pt
dc.identifier.citationSantos, J.M.G. (2013). A mudança na escola, nos professores e o mal-estar. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação.pt
dc.identifier.otherCota: TME 528
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/932
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Portucalensept
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectParadigmapt
dc.subjectMudançapt
dc.subjectInovaçãopt
dc.subjectPrograma TEIP2pt
dc.subjectProfissionalidade docentept
dc.subjectAvaliação docentept
dc.subjectMal-estar docentept
dc.subjectBem-estar docentept
dc.subjectStresspt
dc.subjectParadigmpt
dc.subjectChangept
dc.subjectInnovationpt
dc.subjectSchoolpt
dc.subjectTeacher professionalismpt
dc.subjectTeacher assessmentpt
dc.subjectTeacher discontentpt
dc.titleA mudança na escola, nos professores e o mal-estar.pt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 528.pdf
Tamanho:
1.18 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format