O contributo das tecnologias de informação e comunicação para a inovação tecnológica e curricular

dc.contributor.advisorMesquita, Diana, orientador científico
dc.contributor.authorForte, Doroteia de Almeida Sarmento
dc.date.accessioned2021-02-17T12:37:32Z
dc.date.available2021-02-17T12:37:32Z
dc.date.issued2021-02-05
dc.description.abstractA evolução para a sociedade do conhecimento, realçando a inovação científica e tecnológica desencadeia novos contextos e desafios. É fundamental que os professores tenham atitudes positivas face à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), para garantir a efetiva integração das mesmas no processo de ensino-aprendizagem. Perante este contexto, neste estudo foi aplicado um inquérito por questionário a 115 professores de 3 agrupamentos de escolas em Portugal. Procurou-se, assim, compreender se as perspetivas e as representações dos docentes sobre o contributo da utilização das TIC para a inovação pedagógica e curricular, variam em função do ciclo de ensino (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo/secundário de escolaridade) que lecionam. Os resultados evidenciaram que, à medida que o nível de escolaridade vai aumentando, as exigências colocadas aos professores em termos de utilização das TIC são maiores e que, de facto, os docentes do 3º ciclo/secundário são os que mais investem em formação comparativamente aos professores inquiridos do pré-escolar e 1º ciclo. Recomenda-se uma maior aposta na formação contínua dos professores (desde o estágio) e na realização de formações de qualidade que vão de encontro às necessidades dos docentes e os auxiliem na elaboração de recursos potenciadores das aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractEvolution towards the knowledge society, enhancing scientific and technological innovation, has unleashed new contexts and new challenges. It’s essential that teachers have positive attitudes towards the use of Information and Communication Technologies (ICT) in education, in order to ensure the effectiveness of teaching and learning process. Therefore, in the context of this study a survey was conducted involving 115 teachers and 3 groups of schools in Portugal in order to find out whether the teachers’ opinion on the impact of technology in education and curriculum innovation varies according to the different level they teach (preschool, primary school, 2nd and 3rd cycle of basic education grades and high school). Results showed that, the higher the teaching level, the stronger is the demand for the use of ICT by teachers. The teachers of the third cycle of basic education from Year 7 (age 12) and secondary level invest more in training on the referred technologies comparing with the teachers of other levels (preschool and primary teaching). It is recommended that teachers should attend ongoing and high-quality training (since their internship) in order to develop their ICT skills and therefore, become digitally literate, enhancing the construction of knowledge, based on active and innovative methodologies. (use ICT for formative learning assessments, individualized instruction, accessing online resources, and for fostering student interaction and collaboration).pt_PT
dc.identifier.citationForte, D. A. S. (2021). O contributo das tecnologias de informação e comunicação para a inovação tecnológica e curricular. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3373pt_PT
dc.identifier.tid202640965
dc.identifier.tid202640965
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/3373
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectInovação pedagógica e curricularpt_PT
dc.subject.fosEducaçãopt_PT
dc.titleO contributo das tecnologias de informação e comunicação para a inovação tecnológica e curricularpt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Administração e Gestão da Educaçãopt_PT

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