Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
dc.contributor.author | Santos, Isabel Cristina de Almeida | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-05-19T12:04:24Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T18:01:01Z | |
dc.date.available | 2009-05-19T12:04:24Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T18:01:01Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: Prof. Doutora Maria José Cardoso Monteiro de Sá-Correia. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, I. C. A. (2008). Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/208 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 347 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/208 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Formação profissional | pt_PT |
dc.subject | Relação entre escola e emprego | pt_PT |
dc.subject | Representações de aluno e professores | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1