Perspectivas docentes sobre a (in)disciplina: estudo de caso em docentes do 1º Ciclo em escolas do Porto

dc.contributor.authorSá, Cátia Dulcelina Queijo Nogueira Freire Alves dept_PT
dc.date.accessioned2009-06-16T10:45:16Zpt_PT
dc.date.accessioned2013-08-14T17:59:49Z
dc.date.available2009-06-16T10:45:16Zpt_PT
dc.date.available2013-08-14T17:59:49Z
dc.date.issued2007pt_PT
dc.descriptionNenhumpt_PT
dc.description.abstractA indisciplina na sala de aula apresenta-se como um dos problemas mais preocupantes da realidade escolar. É nossa intenção clarificar e contextualizar o conceito de (in)disciplina e conhecer mais profundamente os factores que, relacionados com o professor, poderão despoletar casos de indisciplina na sala de aula. Analisamos a correlação que existe entre (in)disciplina e: relação pedagógica professor/aluno, estilos de liderança, estratégias de ensino/aprendizagem, formação de professores, poderes de professores e alunos, competência cientifica dos docentes e expectativas dos professores em relação aos alunos. Evidenciamos abordagens promotoras da disciplina e identificamos os principais efeitos da indisciplina no professor. Esta investigação tem como objectivo analisar a problemática da indisciplina escolar sob a perspectiva dos professores do 1º ciclo de uma população em estudo, tentando compreender e analisar a influência dos mesmos no desencadear de tão grave problema. A partir dos resultados obtidos e em consonância com o suporte bibliográfico, entendemos que a elaboração deste trabalho nos induziu a redimensionar, a repensar, a entender e actuar melhor perante casos de indisciplina.pt_PT
dc.description.sponsorshipOrientação: Prof.ª Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins.pt_PT
dc.identifier.citationSá, C. D. Q. N. F. A. (2007). Perspectivas docentes sobre a (in)disciplina: estudo de caso em docentes do 1º Ciclo em escolas do Porto [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/74pt_PT
dc.identifier.otherCota: TME 363pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/74
dc.language.isoporpt_PT
dc.relation.ispartofseriesNenhumpt_PT
dc.rightsopen access
dc.subjectIndisciplina escolarpt_PT
dc.subjectSala de aulapt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_PT
dc.subjectTME
dc.titlePerspectivas docentes sobre a (in)disciplina: estudo de caso em docentes do 1º Ciclo em escolas do Portopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
TME 363.pdf
Tamanho:
711.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format