Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório.
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria Teresa Mendes | |
dc.date.accessioned | 2014-07-30T11:46:15Z | |
dc.date.available | 2014-07-30T11:46:15Z | |
dc.date.issued | 2014-07-30 | |
dc.description | Orientação: Prof.º Doutor Eusébio André da Costa Machado. | pt |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação na especialização em Educação Social. | |
dc.description.abstract | O envelhecimento populacional é uma realidade em todo o mundo, sobretudo em países ocidentais como Portugal, consequência da conjugação de múltiplos fatores, designadamente, o avanço da medicina e o decréscimo da taxa de natalidade. Trata-se de um problema que constitui, hoje, um desafio à responsabilidade individual e coletiva, o qual nos obriga a encontrar recursos e estratégias que conduzam a um envelhecimento ativo, saudável e autónomo. As Universidades da Terceira Idade (UTI’s) surgem como uma resposta social, cultural e educativa a este novo paradigma civilizacional marcado pela inversão da pirâmide demográfica, constatando -se um aumento significativo do número destas organizações em todo o mundo e no nosso país, principalmente a partir do ano 2000. Sendo um imperativo saber de que forma as UTI’s contribuem para um envelhecimento ativo, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as expetativas e o grau de satisfação dos frequentadores de uma UTI situada no norte do país, no âmbito do qual se desenvolveu um estudo exploratório , com o recurso a um inquérito por questionário (n=75) e à análise documental. Os resultados apontam, genericamente, para um reconhecimento claro da importância UTI’s no envelhecimento ativo, na aprendizagem, nas relações sociais e na cidadania. Neste sentido, as UTI’s contribuem para a construção de uma sociedade integradora, respondendo às expetativas e anseios da população sénior. | pt |
dc.identifier.citation | Pinheiro, M.T.M. (2013). Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. | |
dc.identifier.tid | 201168952 | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/862 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | open access | pt |
dc.subject | Envelhecimento ativo | pt |
dc.subject | Universidade da Terceira Idade | pt |
dc.subject | Seniores | pt |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | pt |
dc.subject | TMES | |
dc.title | Aprender na "universidade da terceira idade": expetativas e satisfação dos seniores: um estudo exploratório. | pt |
dc.type | master thesis | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1