A contribuição do programa novas oportunidades para o desenvolvimento da motivação e auto-estima dos formandos que o frequentam: estudo de caso
Date
2012
Embargo
Advisor
Coadvisor
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Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O presente estudo, pretendeu determinar a existência de impacto do
Programa da Iniciativa Novas Oportunidades, para o desenvolvimento da
motivação e auto-estima nos formandos que o frequentam, ao abrigo do
despacho do Governo nº 17658/2010.
De forma a apurar resultados, foi utilizada uma amostra de 105 sujeitos
composta por elementos do sexo feminino (n= 43) e do sexo masculino (n=62),
com idade superior a 18 anos, a frequentar activamente o processo de
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) básico e
secundário, desempregados e convocados pelo Instituto do Emprego e
Formação Profissional (IEFP) para frequentar o processo de RVCC.
Os resultados demonstram que para a variável motivação, na
comparação dos grupos, os resultados assinalam um forte impacto positivo
tanto ao nível intrínseco como extrínseco, dando a indicação de que os
formandos terminam o seu percurso formativo mais motivados. Relativamente
à comparação entre o género feminino e o masculino, a nossa hipótese não se
verificou, tendo-se encontrado diferenças que apontam no sentido contrário ao
postulado, na medida em que as mulheres apresentam uma média de
motivação mais elevada. Quanto às variáveis nível a frequentar e idade não
foram encontradas diferenças, com excepção do grupo mais jovem apresentar
diferenças para motivos externos.
Relativamente à variável auto-estima confirmou-se que esta vai
aumentando à medida que a formação avança nas três fases do processo. Os
valores obtidos, quando comparados os grupos, apontam para um evidente
impacto positivo na sua auto-estima por parte do processo de RVCC, sendo
mais elevada no final. Também se analisaram as variáveis idade, nível a
frequentar e género, quanto à auto-estima, para as quais não se encontraram
globalmente diferenças estatisticamente significativas.
The present study sought to determine the impact of the existence of the
New Opportunities Initiative Program for the development of motivation and
self-esteem in students who attend under government order No. 17658/2010.
In order to determine results, we used a sample of 105 subjects
comprised elements of females (n = 43) and male (n = 62), aged over 18 years,
actively attending RVCC process basic and secondary, unemployed and
summoned by IEFP to attend the program RVCC
The results show that for motivation variable, the comparison of groups,
the results indicate a strong positive impact at both intrinsic and extrinsic, giving
the indication that the students finish their formative path more motivated. As
regards the comparison between the male and female gender, our hypothesis
was not verified and it was found differences pointing in the opposite direction to
postulate the extent that women have a higher mean of motivation. Regarding
variables level attending and age no differences were found, with the exception
of the youngest group differ for external motives.
Regarding variable self-esteem was confirmed that this goes increasing
as the formation proceeds in three stages. The values obtained, when
comparing the groups, show a clear positive impact on their self-esteem by the
RVCC process, being higher at the end. Also analyzed the variables age, level
to attend and gender, regarding self-esteem, for which no overall differences
were found statistically significant.
Keywords
Auto-estima, Motivação, Iniciativa novas oportunidades, Aprendizagem ao longo da vida, Self-Esteem, Motivation, New Opportunities Initiative, Lifelong Learning, TMPS
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Cardoso, F. M. A. A. (2012). A contribuição do programa novas oportunidades para o desenvolvimento da motivação e auto-estima dos formandos que o frequentam: estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e Orientação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/107
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TID
Designation
Access Type
Open Access
Sponsorship
Orientação: Professora Doutora Manuela d'Oliveira