A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas

dc.contributor.authorAmorim, Ana
dc.date.accessioned2019-07-26T09:56:24Z
dc.date.available2019-07-26T09:56:24Z
dc.date.issued2019-06
dc.description.abstractFace à globalização dos mercados e à dimensão eminentemente emocional e simbólica das decisões económicas, o recurso à crise humanitária como tema publicitário, que voltou a verificar-se recentemente numa campanha da Benetton, recupera o problema da dignidade da pessoa humana enquanto valor absoluto universal conformador do conteúdo das mensagens. O respeito pela dignidade da pessoa humana enquadra-se no princípio da licitude previsto no regime jurídico da publicidade. Na era digital, apesar da escassa celeridade e eficácia dos mecanismos sancionatórios tradicionais da publicidade ilícita, a lesão de valores constitucionais na comunicação comercial tende a desencadear uma tutela informal, que constitui manifestação da consciência ética da comunidade.pt_PT
dc.description.abstractIn the face of markets globalization and the eminently emotional and symbolic dimension of economic decisions, the use of humanitarian crisis as an advertising subject, which occured again recently in a Benetton’s campaing, retrieves the problem of human dignity as an absolute universal value defining the content of messages. The respect of human dignity is covered by the principle of lawfulness provided on advertising legal framework. In the digital era, despite the scarce promptness and effectiveness of traditional sanctioning mechanisms against unlawful advertising, the infringement of constitutional standards in commercial communication tends to cause an informal protection, which is a manifestation of the community ethical conscience.pt_PT
dc.identifier.citationAmorim, A. (2019). A crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicas. Media & Jornalismo, 19(34), 207-219. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2834pt_PT
dc.identifier.issn2183-5462
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/2834
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6714pt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCampanhas publicitáriaspt_PT
dc.subjectCrise humanitáriapt_PT
dc.subjectPrincípio da licitudept_PT
dc.subjectDignidadept_PT
dc.subjectIdeologiaspt_PT
dc.subjectAdvertising campaignspt_PT
dc.subjectHumanitarian crisispt_PT
dc.subjectPrinciple of lawfulnesspt_PT
dc.subjectDignitypt_PT
dc.subjectIdeologiespt_PT
dc.titleA crise humanitária como tema publicitário: Algumas questões éticas e jurídicaspt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage207pt_PT
degois.publication.lastPage219pt_PT
degois.publication.titleMedia & Jornalismopt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameIJP - Instituto Jurídico Portucalense
person.familyNameAmorim
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idA912-8982-3DB8
person.identifier.orcid0000-0003-4121-2723
person.identifier.ridITU-4469-2023
person.identifier.scopus-author-id57210107323
relation.isAuthorOfPublicationccc4b184-d20f-48f8-ac1e-6c0936fc360b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryccc4b184-d20f-48f8-ac1e-6c0936fc360b

Ficheiros

Principais
A mostrar 1 - 1 de 1
A carregar...
Miniatura
Nome:
A crise humanitária como tema publicitário.pdf
Tamanho:
657.31 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format