Sala decorada – aprendizagem danificada? Um paradigma para o estudo da influência de elementos (ir)relevantes da sala de aula
dc.contributor.author | Coelho, Sónia | |
dc.contributor.author | Fernandes, Sara M. | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Pedro F. S. | |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T10:33:13Z | |
dc.date.available | 2023-08-31T10:33:13Z | |
dc.date.issued | 2023-03-31 | |
dc.description | Poster session | |
dc.description.abstract | A distração visual é amplamente estudada com diversos tipos de tarefas e em diversos grupos etários. Contudo, a influência que um ambiente circundante pode ter no desempenho cognitivo dos indivíduos tem sido mais recentemente explorada, mas ainda com muitas questões por responder. Rodrigues e Pandeirada conduziram estudos com crianças dos 8-12 anos (2018) e com adolescentes dos 13-17 anos (2019) com o objetivo de perceberem a influência do ambiente visual circundante no desempenho obtido em tarefas cognitivas básicas (e.g., blocos de corsi e go/no-go). Os resultados indicaram que os elementos visuais presentes no ambiente circundante influenciaram o desempenho dos participantes: no ambiente com alta carga visual os participantes apresentaram resultados inferiores quando comparados com as tarefas realizadas no ambiente sem elementos visuais. Contudo, pouco se sabe sobre o efeito de ambientes visuais circundantes, quando os elementos visuais estão relacionados ou não relacionados com tarefas de aprendizagem escolar. O objetivo principal deste projeto foi perceber o efeito do ambiente visual circundante no desempenho obtido por crianças (idade escolar: 7-10 anos) em tarefas escolares. Para o efeito, pretendeu-se: 1) Manipular o fundo/paredes da sala de aula com diferentes elementos visuais (elementos relacionados vs. não relacionados com os conteúdos a aprender); 2) Perceber o efeito dessa manipulação ambiental no desempenho obtido por crianças dos 7 aos 10 anos de idade (ensino básico) em tarefas escolares. Neste poster apresenta-se o paradigma experimental utilizado neste projeto e alguns resultados preliminares, discutidos à luz das teorias existentes. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Coelho, S., Rodrigues, P. F. S., & Fernandes, S. M. (2023). Sala decorada – aprendizagem danificada? Um paradigma para o estudo da influência de elementos (ir)relevantes da sala de aula. In Book of Abstract 17º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5038 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/5038 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | APPE | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://appe.pt/encontro/programa.html | pt_PT |
dc.rights | open access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ambiente visual circundante | pt_PT |
dc.subject | aprendizagem escolar | pt_PT |
dc.subject | elementos relevantes | pt_PT |
dc.subject | elementos irrelevantes | pt_PT |
dc.subject | crianças | pt_PT |
dc.title | Sala decorada – aprendizagem danificada? Um paradigma para o estudo da influência de elementos (ir)relevantes da sala de aula | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 74 | pt_PT |
degois.publication.location | Lisboa, Portugal | pt_PT |
degois.publication.title | 17º Encontro Nacional da APPE - Book of Abstracts | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.affiliation.name | I2P - Instituto Portucalense de Psicologia | |
person.familyName | Fernandes | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Sara M. | |
person.givenName | Pedro F. S. | |
person.identifier.ciencia-id | 5B1A-1694-0186 | |
person.identifier.ciencia-id | A619-A232-5DDC | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4257-0530 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4155-0987 | |
person.identifier.rid | G-9849-2016 | |
person.identifier.rid | L-3459-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57213450875 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56585404500 | |
relation.isAuthorOfPublication | bfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 124a51b7-65ee-492d-94e8-6aa833e83d36 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8 |