Sala decorada – aprendizagem danificada? Um paradigma para o estudo da influência de elementos (ir)relevantes da sala de aula

dc.contributor.authorCoelho, Sónia
dc.contributor.authorFernandes, Sara M.
dc.contributor.authorRodrigues, Pedro F. S.
dc.date.accessioned2023-08-31T10:33:13Z
dc.date.available2023-08-31T10:33:13Z
dc.date.issued2023-03-31
dc.descriptionPoster session
dc.description.abstractA distração visual é amplamente estudada com diversos tipos de tarefas e em diversos grupos etários. Contudo, a influência que um ambiente circundante pode ter no desempenho cognitivo dos indivíduos tem sido mais recentemente explorada, mas ainda com muitas questões por responder. Rodrigues e Pandeirada conduziram estudos com crianças dos 8-12 anos (2018) e com adolescentes dos 13-17 anos (2019) com o objetivo de perceberem a influência do ambiente visual circundante no desempenho obtido em tarefas cognitivas básicas (e.g., blocos de corsi e go/no-go). Os resultados indicaram que os elementos visuais presentes no ambiente circundante influenciaram o desempenho dos participantes: no ambiente com alta carga visual os participantes apresentaram resultados inferiores quando comparados com as tarefas realizadas no ambiente sem elementos visuais. Contudo, pouco se sabe sobre o efeito de ambientes visuais circundantes, quando os elementos visuais estão relacionados ou não relacionados com tarefas de aprendizagem escolar. O objetivo principal deste projeto foi perceber o efeito do ambiente visual circundante no desempenho obtido por crianças (idade escolar: 7-10 anos) em tarefas escolares. Para o efeito, pretendeu-se: 1) Manipular o fundo/paredes da sala de aula com diferentes elementos visuais (elementos relacionados vs. não relacionados com os conteúdos a aprender); 2) Perceber o efeito dessa manipulação ambiental no desempenho obtido por crianças dos 7 aos 10 anos de idade (ensino básico) em tarefas escolares. Neste poster apresenta-se o paradigma experimental utilizado neste projeto e alguns resultados preliminares, discutidos à luz das teorias existentes.pt_PT
dc.identifier.citationCoelho, S., Rodrigues, P. F. S., & Fernandes, S. M. (2023). Sala decorada – aprendizagem danificada? Um paradigma para o estudo da influência de elementos (ir)relevantes da sala de aula. In Book of Abstract 17º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Lisboa, Portugal. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5038pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/5038
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAPPEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://appe.pt/encontro/programa.htmlpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAmbiente visual circundantept_PT
dc.subjectaprendizagem escolarpt_PT
dc.subjectelementos relevantespt_PT
dc.subjectelementos irrelevantespt_PT
dc.subjectcriançaspt_PT
dc.titleSala decorada – aprendizagem danificada? Um paradigma para o estudo da influência de elementos (ir)relevantes da sala de aulapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage74pt_PT
degois.publication.locationLisboa, Portugalpt_PT
degois.publication.title17º Encontro Nacional da APPE - Book of Abstractspt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameFernandes
person.familyNameRodrigues
person.givenNameSara M.
person.givenNamePedro F. S.
person.identifier.ciencia-id5B1A-1694-0186
person.identifier.ciencia-idA619-A232-5DDC
person.identifier.orcid0000-0003-4257-0530
person.identifier.orcid0000-0002-4155-0987
person.identifier.ridG-9849-2016
person.identifier.ridL-3459-2017
person.identifier.scopus-author-id57213450875
person.identifier.scopus-author-id56585404500
relation.isAuthorOfPublicationbfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8
relation.isAuthorOfPublication124a51b7-65ee-492d-94e8-6aa833e83d36
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybfc63547-8cbd-4aca-b548-1388c1a5c8d8

Files

Original bundle

Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
APPE23_LivroResumos2.pdf
Size:
444.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Poster.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format