Invisible grail: posição estratégica no mercado português

dc.contributor.advisorMonteiro, Mónica
dc.contributor.authorLaranjeira , Cláudia Sofia Cardoso
dc.contributor.coadvisorLopes, João Miguel
dc.date.accessioned2024-05-24T15:43:24Z
dc.date.available2024-05-24T15:43:24Z
dc.date.issued2024-05-22
dc.description.abstractO ensino superior enfrenta desafios globais num contexto altamente competitivo. O desenvolvimento de lideranças revela-se como fator decisivo no crescimento das organizações, sendo neste campo que a Invisible Grail joga as suas cartas, apoiando as instituições do ensino superior no seu desenvolvimento organizacional. Com o mercado anglo-saxónico estabelecido, Portugal surge como um potencial mercado europeu. O objetivo do projeto é a análise estratégica do mercado português, para a obtenção de dados que permitam o diagnóstico da posição estratégica da empresa. Recorrendo a instrumentos estratégicos e de pesquisa de marketing, a abordagem tomada assenta no Modelo Exploratório da Estratégia, partindo dos fatores internos inerentes à posição estratégica da empresa, para explorar um novo mercado com um macro-ambiente distinto. O estudo realizado apresenta uma breve análise interna à empresa, revelando o seu posicionamento atual, para avaliar forças e fraquezas. Permite uma visão abrangente do mercado do ensino superior em Portugal, a sua caracterização geral, enquadramento atual e desafios que enfrenta, para extrapolar ameaças e oportunidades que a empresa irá encontrar. A relevância do projeto assenta na prática de conhecimentos adquiridos no mestrado, na síntese atual do ensino superior, e na exposição do conceito das organizações aprendentes, pouco explorado em Portugal.
dc.description.abstractHigher education faces global challenges in a highly competitive environment. Leadership development is proving to be a decisive factor in the growth of organisations, which is where Invisible Grail holds the cards, assisting higher education institutions in their organisational development. Having cemented their position in the anglo-saxon market, Portugal could be a potential European market. The aim of this project is to strategically analyse the Portuguese market in order to obtain information to assess the company’s strategic position. Using strategic and marketing research tools, the approach taken is based on the Exploring Strategy Framework, beginning with internal factors inherent to the company’s strategic position, to then explore a new market with a distinct macro-environment. The research carried out presents a brief internal analysis of the company, revealing its current position in order to assess strengths and weaknesses. It provides a comprehensive view of the higher education market in Portugal, its overall characterization, current situation and challenges, in order to identify the opportunities and threats the company will encounter. The relevance of the project is based on the practical application of knowledge acquired in the Masters, the current overview of higher education, and the concept of learning organisations, which is not widely known in Portugal.
dc.identifier.citationLaranjeira, C. S. C. (2024). Invisible grail: posição estratégica no mercado português [Dissertação de Mestrado em Marketing e Negócios Digitais, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5650
dc.identifier.tid203610652
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11328/5650
dc.language.isopor
dc.rightsopen access
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectMarketing estratégico
dc.subjectPosição estratégica
dc.subjectAnálise estratégica do mercado
dc.subjectInstituições do Ensino Superior
dc.subjectOrganizações aprendentes
dc.subject.fosCiências Sociais - Economia e Gestão
dc.subject.ods04 - quality education
dc.subject.ods09 - industry, innovation and infrastructure
dc.titleInvisible grail: posição estratégica no mercado português
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.affiliation.nameREMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
person.familyNameMonteiro
person.givenNameMónica
person.identifier.orcid0000-0003-1627-712X
person.identifier.scopus-author-id57189710079
relation.isAdvisorOfPublication5a396fc6-dc64-485e-a45a-d2607692c6d1
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery5a396fc6-dc64-485e-a45a-d2607692c6d1
relation.isCoAdvisorOfPublication3d7d7dac-8ebe-465d-acb8-b0de235b8bfb
relation.isCoAdvisorOfPublication.latestForDiscovery3d7d7dac-8ebe-465d-acb8-b0de235b8bfb
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Negócios Digitais

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Invisible Grail - Posicao Estrategica PT.pdf
Size:
11.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format