A relevância da educação sexual no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso
dc.contributor.author | Lobão, António José da Silva Correia | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2009-04-30T18:24:05Z | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T17:59:47Z | |
dc.date.available | 2009-04-30T18:24:05Z | pt_PT |
dc.date.available | 2013-08-14T17:59:47Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_PT |
dc.description.abstract | A Educação Sexual, nos últimos anos, tem vindo a tornar-se, num objecto de discussão, de polémica, de polarização de opiniões no âmbito do espaço nacional, reflexo das medidas legislativas mais recentes sobre esta questão que impõe a sua introdução na escola. Constituindo-se como objecto polémico, por natureza, numa sociedade tendencialmente católica e conservadora, algumas das críticas levantadas relativamente à abordagem da sexualidade num contexto educativo formal prendem-se com os efeitos que tal abordagem poderá suscitar no comportamento dos jovens. Questiona-se igualmente, a capacidade que a Educação Sexual terá para produzir alterações positivas nos jovens no que respeita à sua vivência da sexualidade. Contudo cada vez mais se reconhece a importância da Educação Sexual na educação integral dos alunos. Assim não podemos descurar o papel da escola e dos professores como agentes educativos importantes nesta área. Deste modo e em nosso entender, não pode a escola furtar-se à abordagem formal, estruturada, intencional e adequada de um conjunto de questões relacionadas com a sexualidade humana, porque é um lugar de construção de saberes, que suscita vivências ao nível afectivo-sexual. Neste âmbito pretende-se com este trabalho salientar a importância e o contributo da Educação Sexual na formação integral dos alunos. Desta forma trata-se duma investigação em educação, onde se recorre à observação participante e participada, focalizada e detalhada de um contexto/organização - uma escola do 1º Ciclo - no que e refere, ao seu pessoal docente, discente e respectivos encarregados de educação, culminando especialmente num estudo de caso. Este estudo é tão descritivo e analítico, assente na Abordagem Qualitativa. Está de igual modo ancorado numa estratégia utilizada na pesquisa educacional, designada de Investigação-Acção. Uma vez que para além da investigação teórica e empírica (partes constituintes da investigação) foi aplicado na escola analisada um Projecto/Programa de Educação Sexual (parte constituinte da acção) a dois grupos (professores e alunos) dos três que constituem a nossa amostra Intencional, combinando efectivamente o processo investigativo com a prática de ensino, pretendendo ver o próprio ensino como uma forma de questionamento e experimentação, resultando assim uma postura reflexiva face à docência. A área temática incide na Educação Sexual do 1º Ciclo do Ensino Básico, dado que o problema de investigação evidencia a relevância da Educação Sexual numa determinada EB 1. O enquadramento teórico abrange temas pertinentes e alusivos ao campo de investigação. Determinou-se uma Amostra Não Probabilística - Amostra Intencional - da qual se constituíram três grupos (Professores, Alunos e Encarregados de Educação). À amostra foram aplicados questionários de questões abertas e fechadas. Os dados obtidos foram tratados manualmente e informaticamente, utilizando estatística descritiva e inferencial e análise qualitativa de conteúdo. Principais conclusões: foram atingidos os objectivos do estudo, tendo-se confirmado todas as hipóteses. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Orientação: prof.ª Doutora Maria José Cardoso de Sá-Correia. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lobão, A.J.S.C. (2007). A relevância da educação sexual no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/64 | pt_PT |
dc.identifier.other | Cota: TME 326 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/64 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | open access | |
dc.subject | Educação sexual/escola | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | TME | |
dc.title | A relevância da educação sexual no 1º ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |