Influência do trabalho docente no sucesso escolar dos alunos: narrativas de profissionais docentes do Liceu BG 7000 do município Bocoio/Angola
dc.contributor.advisor | Sousa, João Carlos Machado de, orientador científico | |
dc.contributor.author | José, Abel | |
dc.date.accessioned | 2020-02-14T11:36:34Z | |
dc.date.available | 2020-02-14T11:36:34Z | |
dc.date.issued | 2020-02-06 | |
dc.description.abstract | A presente investigação, desenvolvida no âmbito do mestrado em Ciências da Educação desenvolvido pela Universidade Portucalense, em Administração e Gestão da Educação, pretende abordar a questão da influência do trabalho docente no sucesso escolar dos alunos baseando-se em narrativas de professores do Liceu BG 7000 do Bocoio/Angola acerca da sua prática pedagógica avaliando se é ou não uma prática reflexiva. Este trabalho investigativo, adotou uma metodologia qualitativa e quantitativa que busca a construção do conhecimento respeitando a subjetividade dos sujeitos envolvidos (Correia, 1998), recorrendo assim a narrativas de três professores do Liceu BG 7000 do Bocoio/Angola. Foram aplicados 77 questionários a professores, não para uma abordagem quantitativa, mas no intuito de ouvir a opinião de alguns professores acerca dos factores do sucesso escolar dos alunos. Nesta investigação procurou perceber-se a forma como os professores verificar-se a articulação entre a sua prática pedagógica, a sua reflexão ou não sobre a mesma e se esses aspetos terão influência no processo pedagógico e no sucesso escolar dos seus alunos. Para tal, achamos pertinente que o referencial teórico tivesse abordagens sobre o trabalho docente e o sucesso escolar, os factores do sucesso escolar, o profissional docente reflexivo, acerca do sucesso escolar. Os dois últimos capítulos foram reservados para a pesquisa empírica, onde explicamos o processo metodológico percorrido ao longo da investigação e por fim há apresentação, análise e discussão dos resultados obtidos, e constatamos a ausência de uma prática reflexiva, onde encontramos apenas uma reflexão ocasional (Perrenoud, 2002). De acordo com Lopes & Silva (2010), os questionários nos dizem que a intervenção do professor é muito importante neste processo de ensino aprendizagem para o alcance do sucesso escolar dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.citation | José, A. (2019). Influência do trabalho docente no sucesso escolar dos alunos: Narrativas de profissionais docentes do Liceu BG 7000 do município Bocoio/Angola. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3016 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202434923 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11328/3016 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | restricted access | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Trabalho Docente | pt_PT |
dc.subject | Sucesso Escolar | pt_PT |
dc.subject | Aluno | pt_PT |
dc.subject.fos | Education | pt_PT |
dc.title | Influência do trabalho docente no sucesso escolar dos alunos: narrativas de profissionais docentes do Liceu BG 7000 do município Bocoio/Angola | pt_PT |
dc.type | master thesis | pt_PT |
dspace.entity.type | Publication | en |
thesis.degree.name | Mestrado em Administração e Gestão da Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1