Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability (UIDB/04625/2020)

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CERIS - Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade - é uma unidade de investigação do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico (IST), ULisboa, com 83 doutorados integrados, 80 colaboradores doutorados e 156 alunos PhD. O CERIS é apoiado por 8 laboratórios e está organizado por grupos de investigação: Hidráulica; Ambiente e Recursos Hídricos; Sistemas e Gestão; Sistemas de Transporte; Construção; Estruturas e Geotecnia. Estes estão transversalmente integrados em linhas temáticas: Desenvolvimento de Produto nas Indústrias da Engenharia Civil; Risco e Segurança no Ambiente Natural e Construído; Reabilitação do Ambiente Natural e Construído; Resposta às Alterações Naturais e Societais. Dado o seu perfil interdisciplinar na área do ambiente construído e natural, as actividades do CERIS em 2018-22 centrar-se-ão em desafios societais relacionados com a engenharia civil, como a segurança, reabilitação do património, materiais, soluções e tecnologias eco-eficientes, ambiente e controlo da poluição, infra-estruturas hidráulicas, recursos e serviços hídricos, sistemas regionais e urbanos, mobilidade das pessoas e mercadorias. O CERIS também inclui dimensões interdisciplinares: avaliação estratégica do ambiente, modelação e optimização de sistemas, processos de decisão, políticas públicas relevantes e governança. O principal objectivo científico do CERIS para 2018-22 é aumentar o seu impacto global em áreas onde já é ou poderá vir a ser líder internacional. Tal exigirá a concentração de recursos humanos e financeiros nessas áreas, a renovação/melhoria de equipamento e infra-estruturas, maior participação em candidaturas H2020 (e semelhantes), a promoção de uma política institucional de licenças sabáticas no estrangeiro e o reforço da imagem do CERIS. O CERIS continuará a liderar a formação avançada nos seus domínios, através de 6 programas doutorais FCT (líder de 4), assim como de 6 cursos MSc e 8 PhD do IST-DECivil. Serão lançados novos programas Erasmus Mundus, apoiados em redes existentes, orientados para estudantes de áreas geográficas específicas (e.g. América Latina, África). Através da FUNDEC (interface de transferência de conhecimento do DECivil), o CERIS continuará a apoiar a indústria da construção, através de consultoria e formação avançadas (ex. no Brasil, Maghreb), que deverão crescer em 2018-22 (em linha com a recuperação económica do sector). Os membros do CERIS continuarão a liderar/participar em comissões normativas, promovendo a incorporação dos resultados da sua investigação na normalização. Os resultados científicos do CERIS (ex. 1239 artigos ISI/Scopus em 2013-17, 72% em revistas Q1/Q2) são uma das suas principais forças, demonstrando claramente a qualidade e quantidade das suas contribuições (Eng.ª Civil, ULisboa: 7º/8º na Europa, Shanghai/Taiwan 2017). Até 2022, o CERIS tenciona aumentar em 15% estes resultados científicos por membro integrado.

Keywords

Hydraulics,Environment and water resources,Systems and management,Transportation systems,

Identifier

UIDB/04625/2020

Funding Stream

6817 - DCRRNI ID
Concurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base

Funder

Organizational Units

Organizational Unit
Fundação para a Ciência e Tecnologia
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é uma entidade portuguesa responsável pela promoção e financiamento da investigação científica e tecnológica em Portugal. A FCT apoia projetos de investigação em diversas áreas, desde as ciências naturais e exatas até às ciências sociais e humanidades. Além disso, a FCT desempenha um papel importante na gestão de bolsas de estudo e no desenvolvimento de políticas para o avanço da ciência e tecnologia no país.

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  • PublicationOpen Access
    Demand-Responsive Transport for Urban Mobility: Integrating Mobile Data Analytics to Enhance Public Transportation Systems
    2024-05-22 - Gomes, Rui Jorge Reis; Melo, Sandra; Abbasi, Reza; Arantes, Amílcar
    Transport-on-demand services, such as demand-responsive transport (DRT), involve a flexible transportation service that offers convenient and personalised mobility choices for public transport users. Integrating DRT with mobile data and data analytics enhances understanding of travel patterns and allows the development of improved algorithms to support design-optimised services. This study introduces a replicable framework for DRT that employs an on-demand transport simulator and routing algorithm. This framework is supported by a mobile data set, enabling a more accurate service design grounded on actual demand data. Decision-makers can use this framework to understand traffic patterns better and test a DRT solution before implementing it in the actual world. A case study was conducted in Porto, Portugal, to demonstrate its practicality and proof of concept. Results show that the DRT solution required 135% fewer stops and travelled 81% fewer kilometres than the existing fixed-line service. Findings highlight the potential of this data-driven framework for urban public transportation systems to improve key performance metrics in required buses, energy consumption, travelled distance, and stop frequency, all while maintaining the number of served passengers. Under specific circumstances, embracing this approach can offer a more efficient, user-centric, and environmentally sustainable urban transportation service