Borges, Germano

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Último Nome

Borges

Primeiro Nome

Germano

Nome

Germano Borges

Biografia

Professor Auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação na Universidade Portucalense e Professor Convidado equiparado a Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho. Licenciado em Sociologia, Mestre em Sociologia na especialidade de Empreendedorismo e Serviço Social, Doutor em Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa. Perito externo na avaliação externa de escolas (IGEC). Tem investigado no domínio da sociologia da educação, sobressaindo os temas dos percursos estudantis, meritocracia e excelência académica. Afiliação: I2P - Instituto Portucalense de Psicologia. DPE - Departamento de Psicologia e Educação.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
CINTESIS.UPT - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS.UPT), former I2P, is an R&D unit devoted to the study of cognition and behaviour in context. With an interdisciplinary focus, namely on Education, Translational and Applied Psychology

Resultados da pesquisa

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  • PublicaçãoAcesso Aberto
    A excelência académica entorpecida
    2023-04-24 - Torres, Leonor Lima; Borges, Germano
    A versão elitista da excelência académica que tem vindo a predominar no sistema educativo é aquela que a define como um desempenho excecional, uma qualidade distintiva de poucos que transcendem a norma da performance satisfatória, associada à ideia de que os estudantes reconhecidos por mérito escolar e integrados em “Quadros de Excelência” situam-se à margem de descontinuidades escolares, na lógica de uma excelência para memória futura. A visão romantizada do ideal performativo tem vindo a produzir efeitos nebulosos nas trajetórias estudantis, exacerbando a pressão naqueles que aspiram manter-se no patamar da excelência. Este artigo pretende analisar o percurso académico e a transição para o ensino superior dos “melhores alunos” dos cursos científico-humanísticos da escola pública portuguesa. Enquadrado numa pesquisa de doutoramento que envolveu mais de 400 estudantes, este artigo centra-se na análise das classificações no ensino superior de 142 destes alunos e de depoimentos em inquérito por questionário e entrevista. Os resultados evidenciam os efeitos de uma narrativa unidimensional da excelência, fortemente sustentada em lógicas “resultadistas”, com a excelência conquistada a revelar-se temporária e desfasada dos padrões de excelência exigidos no ensino superior.