Lobo, Carla Azevedo
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Data de nascimento
Cargo
Último Nome
Lobo
Primeiro Nome
Carla Azevedo
Nome
Carla Azevedo Lobo
Biografia
Carla Azevedo Lobo é doutorada em Gestão pela Universidade Portucalense. É Professora Auxiliar da Universidade Portucalense e leciona em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, na área das Ciências Empresariais. É também Coordenadora do Curso de Licenciatura em Gestão, desde 2010. É investigadora do REMIT (Research on Economics, Management and Information Technologies). Foi a Investigadora Responsável do Projeto de Investigação ("IEcPBI”) na área dos Negócios Internacionais, financiado pelo COMPETE 2020, FEDER e FCT, entre 2018 - 2022.
Afiliação:
Investigadora do REMIT - Research on Economics, Management and Information Technologies (departamento: DEG)
Identificadores
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura.
Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture.
Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations:
- the understanding of local, national and international environment;
- the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.
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Publicação Acesso Aberto Teoria das redes: ambiente favorável para a aquisição de recursos estratégicos como o conhecimento, para a internacionalização das PME.2014 - Guedes, Júlio Faceira; Lobo, Carla AzevedoHoje em dia, as empresas precisam de estar num constante processo de inovação e a reestruturar constantemente as suas operações para responder aos requisitos da concorrência nacional, mas talvez muito mais da internacional. O insucesso nos mercados internacionais pode levar a perdas de oportunidades de mercado, mas também a uma maior probabilidade de se agravarem as possibilidades de sobreviver no longo prazo. As empresas têm de encontrar novas formas para desenvolver vantagens competitivas que passam por procurar e adquirir novas competências, recursos e capacidades. O conhecimento é um importante recurso estratégico devido ao seu impacto na capacidade competitiva da empresa. Em muitos casos as empresas, nomeadamente as mais pequenas (International New Ventures – INV) podem ganhar acesso a esses recursos, incluindo conhecimentos específicos de mercado, através de formas alternativas de gestão, tais como as redes industriais. Integrar uma rede pode facilitar o acesso a recursos específicos de mercado, nomeadamente ao conhecimento, que uma empresa isolada não poderia ter de outra forma. No nosso trabalho, através de um estudo empírico com 320 empresas portuguesas internacionalizadas encontramos evidências da importância que têm as “Redes Relacionais” para os empresários portugueses, bem como as “Competências Específicas dos Colaboradores”, a “Experiência Internacional dos Colaboradores” e a “Propensão Empreendedora e para Assumir riscos dos Colaboradores e Direção”, em consonância com a Teoria do Capital Humano, e a Teoria das INV, a Population Ecology Approach.Publicação Acesso Aberto Early internationalization enhancing factors: Comparative study for Portuguese firms between 2014 and 20192020 - Maldonado, Isabel; Pacheco, Luís Miguel; Lobo, Carla AzevedoCom base numa revisão exaustiva da literatura esta investigação pretende averiguar qual a importância atribuída a diversos fatores considerados potenciadores/indutores do processo de internacionalização por parte das empresas que se internacionalizam cedo no seu ciclo de vida, utilizando a avaliação das opiniões dos próprios empresários. São considerados fatores como as redes relacionais, as competências específicas dos empresários e a experiência internacional dos colaboradores. Esta investigação pretende, para além de determinar quais os fatores impulsionadores da estratégia de internacionalização destas empresas, aferir, através de um estudo comparado entre as perspetivas dos empresários em 2014 e em 2019, das possíveis oscilações nas estratégias internacionais dos empresários portugueses, durante o período de crise económica (2014) e um período pós-crise (2019). Para atingir estes objetivos utilizamos os dados de um questionário enviado para as “empresas exportadoras e/ou com interesse em exportar” da Base de Dados da AICEP - Portugal Global, em 2014 e posteriormente em 2019. Pretende-se assim confirmar os anteriores resultados em que foram encontradas evidências da importância para os empresários portugueses das Redes Relacionais, bem como das Competências Específicas dos Colaboradores, da Experiência Internacional dos Colaboradores, em consonância com a Teoria das Redes, a Teoria do Capital Humano, a Teoria das International New Ventures, a Population Ecology Approach e com a Attention Based View.Publicação Acesso Aberto Internacionalização precoce: A importância das competências dos colaboradores e das redes relacionais2017 - Maldonado, Isabel; Lobo, Carla AzevedoBaseado na avaliação das opiniões de diferentes empresários, este estudo procura averiguar qual a importância atribuída a diversos fatores considerados potenciadores/indutores do processo de internacionalização por parte das empresas que se internacionalizam cedo no seu ciclo de vida. São considerados fatores como as redes relacionais, as competências específicas dos empresários e a experiência internacional dos colaboradores. O estudo empírico é efetuado com base numa amostra de 320 empresas portuguesas sendo utilizadas metodologias de Análise Exploratória de Dados e metodologias de Inferência Estatística Univariada. Foram encontradas evidências da importância para os empresários portugueses das Redes Relacionais, bem como das Competências Específicas dos Colaboradores, da Experiência Internacional dos Colaboradores, em consonância com a Teoria das Redes, a Teoria do Capital Humano, a Teoria das International New Ventures, a Population Ecology Approach e com a Attention Based View.