Lobo, Carla Azevedo

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Lobo

Primeiro Nome

Carla Azevedo

Nome

Carla Azevedo Lobo

Biografia

Carla Azevedo Lobo é doutorada em Gestão pela Universidade Portucalense. É Professora Auxiliar da Universidade Portucalense e leciona em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, na área das Ciências Empresariais. É também Coordenadora do Curso de Licenciatura em Gestão, desde 2010. É investigadora do REMIT (Research on Economics, Management and Information Technologies). Foi a Investigadora Responsável do Projeto de Investigação ("IEcPBI”) na área dos Negócios Internacionais, financiado pelo COMPETE 2020, FEDER e FCT, entre 2018 - 2022. Afiliação: Investigadora do REMIT - Research on Economics, Management and Information Technologies (departamento: DEG)

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 1 de 1
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Os fatores potenciadores da estratégia de internacionalização e o desempenho internacional das empresas portuguesas
    2019-11 - Durão, Natércia; Lobo, Carla Azevedo; Santos-Pereira, Carla
    A remoção progressiva das barreiras ao comércio internacional abriu portas e criou oportunidades tanto para as grandes como para as pequenas empresas, não se restringindo apenas às empresas mais ousadas ou às especialmente vocacionadas para atividades externas. As modalidades de internacionalização também deixaram de ser apenas a tradicional exportação para um cliente distante ou a abertura de uma filial no exterior, para passarem a incorporar as mais variadas formas de internacionalização, desde o comércio intraempresa, investimentos cruzados entre empresas de diversos países e sobretudo variados tipos de acordos de cooperação em que participam empresas de diversas dimensões, empresas financeiras, governos, instituições supranacionais, entre outras. Pode acontecer, inclusive, que a internacionalização por parte de certa empresa se inicie não pela exportação de bens ou serviços, mas logo pela criação de uma unidade produtiva no exterior ou que simplesmente nasça já global, as chamadas born globals. A justificar algumas destas mudanças ocorridas nas últimas décadas estiveram algumas alterações que têm repercussões nas estratégias de internacionalização das empresas: o protagonismo adquirido pelas empresas de pequena e média dimensão que, através de métodos muito diversos, estendem a sua atividade além-fronteiras, mostrando que a atividade externa não é um exclusivo das grandes multinacionais; toda a evolução das tecnologias de informação e comunicação exerceu também um efeito muito positivo nesta nova era da internacionalização.