Carvalho, João M. S.

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Carvalho

Primeiro Nome

João M. S.

Nome

João M. S. Carvalho

Biografia

João M. S. Carvalho é Professor Associado com Agregação da Universidade Portucalense. É investigador do REMIT – Investigação em Economia, Gestão e Tecnologias de Informação (Universidade Portucalense), no CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Minho), do InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-graduado em Gerontologia Social, Mestre em Economia e Doutorado em Ciências Empresariais. Trabalhou durante 15 anos na indústria farmacêutica. A nível nacional e internacional tem publicado vários livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas. Afiliação: REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. DEG - Departamento de Economia e Gestão.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 1 de 1
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Estratégias de marketing e a concorrência em mercados imperfeitos
    1998 - Carvalho, João M. S.
    Começando com uma análise sobre a importância do Marketing nas empresas modernas, é feita uma abordagem das teorias mais relevantes da Economia Industrial naquele contexto, isto é, enquadradas pelas variáveis estratégicas concorrenciais, que são o produto, o preço, a distribuição e a comunicação. O ponto de vista da investigação e teorização do Marketing é comparado com o da Economia Industrial à luz daquelas variáveis, da criação de valor e das estratégias concorrenciais em mercados imperfeitos. Por último, é desenvolvido um modelo de Kotler com novas parametrizações e análise de novas estratégias, sendo estendido a um oligopólio de três empresas, assim como a um jogo dinâmico de duas fases. Conclui-se que existem muitas semelhanças e complementaridades entre a Economia Industrial e o Marketing, assim como muita investigação comum, realçando-se a importância das decisões estratégicas de marketing feitas pelos gestores, como explicação para sucessos ou insucessos em diferentes conjunturas. Procurou-se também mostrar a importância da utilização de modelos bem calibrados, como instrumento de análise do comportamento estratégico das empresas (dos gestores) nos mercados.