Estratégias de marketing e a concorrência em mercados imperfeitos

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Começando com uma análise sobre a importância do Marketing nas empresas modernas, é feita uma abordagem das teorias mais relevantes da Economia Industrial naquele contexto, isto é, enquadradas pelas variáveis estratégicas concorrenciais, que são o produto, o preço, a distribuição e a comunicação. O ponto de vista da investigação e teorização do Marketing é comparado com o da Economia Industrial à luz daquelas variáveis, da criação de valor e das estratégias concorrenciais em mercados imperfeitos. Por último, é desenvolvido um modelo de Kotler com novas parametrizações e análise de novas estratégias, sendo estendido a um oligopólio de três empresas, assim como a um jogo dinâmico de duas fases. Conclui-se que existem muitas semelhanças e complementaridades entre a Economia Industrial e o Marketing, assim como muita investigação comum, realçando-se a importância das decisões estratégicas de marketing feitas pelos gestores, como explicação para sucessos ou insucessos em diferentes conjunturas. Procurou-se também mostrar a importância da utilização de modelos bem calibrados, como instrumento de análise do comportamento estratégico das empresas (dos gestores) nos mercados.

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Master thesis

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Carvalho, J. M. S. (1998). Estratégias de marketing e a concorrência em mercados imperfeitos. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal. Disponível no repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3362

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Designation

Mestrado em Economia
Access Type

Open Access

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