Sobral, Sónia Rolland

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Sobral

Primeiro Nome

Sónia Rolland

Nome

Sónia Rolland Sobral

Biografia

Licenciada em Informática de Gestão, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação e possui o título de agregado em Ciências da Informação. Desde 1993 é docente da Universidade Portucalense (UPT), sendo atualmente professora associada com agregação. Lecionou em diversos cursos como Engenharia Informática e Engenharia e Gestão Industrial, em diversas instituições como Lodz University of Technology e a Universidade de Aveiro, e em diversos países como Angola e Cabo Verde. Participou em diferentes órgãos, tendo sido presidente do Conselho Pedagógico da UPT. Pertence à comissão de várias conferências internacionais e revistas científicas. É autora de uma centena de publicações, a sua maioria indexadas na SCOPUS e/ou WoS. É membro integrado no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, sendo atualmente coordenadora de um dos dois grupos de investigação (Transformação Digital e Inovação nas Organizações). Afiliação: REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. DCT - Departamento de Ciência e Tecnologia.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 5 de 5
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    O uso atual das ferramentas Web X.0 no ensino.
    2012 - Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland
    Atualmente, os métodos de ensino usados pela maior parte dos professores estão a ficar obsoletos. Fruto da rápida evolução tecnológica à qual os estudantes hoje em dia têm acesso, as metodologias de ensino tradicional não se adequam de todo com a realidade. Muitas das ferramentas Web X.0 são utilizadas pelos alunos fora do contexto de aprendizagem, mesmo sem estes nunca terem tirado algum curso para as saberem utilizar. O incentivo e inovação das metodologias de ensino terão de passar obrigatoriamente pela utilização destas ferramentas, sendo esta uma das formas que os professores atualmente têm para captar a atenção dos seus alunos. Assim sendo, com este artigo pretende-se fazer um levantamento sobre o uso atual das ferramentas web X.0 no ensino. Utilizando o Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, foram analisados todos os documentos científicos publicados entre 2010 e 2011 que se encontram armazenados nesta base de dados e que de alguma forma fazem referência à utilização das ferramentas web, permitindo desta forma aferir o que está a ser feito dentro desta área em Portugal.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Aferição cognitiva das ferramentas Web X.0.
    2012 - Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland
    As ferramentas Web 2.0 e 3.0 estão ao alcance de todos, nomeadamente ao serviço do ensino. Mas nem sempre são usadas da melhor forma, sendo muitas das vezes uma tropia ao sucesso do ensino-aprendizagem. Este artigo pretende criar uma forma de avaliar e validar as características das ferramentas web na vertente ensino, para que possam ser reutilizá-las na aprendizagem. Foram analisadas as principais ferramentas web utilizadas pelos alunos e criada uma grelha que permitiu aferir as potencialidades cognitivas das mesmas, identificando desta forma quais as ferramentas web com maiores capacidades no domínio da aprendizagem. Web Tools 2.0 and 3.0 are available to everyone, including at the service of education. But not always used optimally, and often a tropy to the success of teaching and learning. This article aims to create a way to assess and validate the characteristics of web tools in the shed so that teaching can be reuse in learning. We analyzed the main web tools used by students and created a grid that allowed the assessment of the cognitive potential of the same, thus identifying which tools web with greater capabilities in the field of learning.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
    2014-12 - Peixoto, Nuno; Sobral, Sónia Rolland
    O paradigma do ensino-aprendizagem está atualmente em mutação. Longe vão os tempos em que o professor era um mero transmissor de conhecimento na sua sala de aula, rodeado pelos seus instrumentos tecnológicos: livros, quadro de lousa, giz e apagador. Com o passar dos anos, muito mudou e continua a mudar. O professor deixou de ser o único transmissor e o centro do conhecimento; a sala de aula deixou de se limitar às 4 paredes, assim como os livros, o quadro de lousa, o giz e o apagador deixaram de ser os únicos instrumentos de trabalho do professor. As tecnologias digitais estão a formatar as metodologias de ensino- aprendizagem, sendo que atualmente as ferramentas web destacam-se das restantes tecnologias na preferência dos professores e alunos no processo educativo. Devido ao enorme leque existente de ferramentas web e face às conjunturas atuais no ensino, este artigo pretende identificar critérios de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0, para que em estudos futuros permitam avaliar essas ferramentas no ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta investigação é do tipo de qualitativo com recurso à pesquisa bibliográfica desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos que permitirão averiguar e questionar a veracidade do estudo efetuado.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
    2013 - Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland
    Os estudantes de hoje em dia, fruto da geração digital, consideram que muito dos métodos de ensino usados pela maior parte dos professores estão a ficar obsoletos. As metodologias de ensino tradicionais contrastam com a rápida evolução tecnológica que se tem verificado nos últimos anos, não adequando-se de todo com a realidade. Muitas das ferramentas Web X.0 utilizadas pelos alunos diariamente não são e nem fazem parte das ferramentas usadas em contexto do ensino-aprendizagem. O incentivo e inovação das metodologias no ensino terá de passar obrigatoriamente pela utilização destas ferramentas, sendo estas uma das formas que os professores podem utilizar para captar a atenção dos seus alunos. Este artigo pretende verificar o que está a ser feito atualmente quanto à utilização das ferramentas web X.0 no ensino-aprendizagem e se isso efetivamente enquadra-se com a realidade emergente dos próximos anos. Utilizou-se o Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, validando os documentos científicos publicados entre 2010 e 2011 que encontram-se armazenados nesta base de dados e que de alguma forma fazem referência à utilização das ferramentas web no ensino-aprendizagem e o que está a ser feito dentro desta área em Portugal. Analisou-se os mais recentes relatórios Horizon Report 2013, realizado conjuntamente com New Media Consortium (NMC), Consortium for School Networking (CoSN), International Society for Technology in Education (ISTE), Educase Learning Initiave (ELI) e com o apoio da Hewlett- Packard (HP), projeto anual composto por especialistas internacionais em diferentes áreas da educação e tecnologia do futuro o qual permite verificar o impacto das tecnologias mais emergentes, no ensino básico/secundário e ensino superior, nos próximos 5 anos em todo o mundo.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    10 anos de Ferramentas Web X.0 em Portugal no ensino-aprendizagem.
    2015 - Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland
    Existe atualmente a necessidade de serem feitos estudos relacionados com os novos modelos de ensino-aprendizagem, principalmente modelos que utilizem ferramentas web como apoio pedagógico. Os modelos clássicos com o passar dos anos tornaram-se obsoletos, para além deste facto, as novas gerações estão sujeitas a um meio ambiente bastante diferente do existente quando estes foram criados. A utilização das ferramentas web X.0 como parte interveniente do processo de ensino e de aprendizagem tem sido um aspeto incontornável nestes últimos anos. O incentivo e inovação das metodologias de ensino terão obrigatoriamente de contemplar a utilização destas ferramentas, sendo esta uma das formas que os professores atualmente têm para captar a atenção dos seus alunos. Assim sendo, com este artigo pretende-se fazer um levantamento sobre o uso atual das ferramentas web X.0 no ensino-aprendizagem na última década. Utilizando o Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, foram analisados seiscentos e trinta e nove documentos científicos publicados entre 2005 e 2014 que se encontram armazenados nesta base de dados e que de alguma forma fazem referência à utilização das ferramentas web no ensino e aprendizagem, permitindo desta forma aferir o que está a ser feito dentro desta área em Portugal. A metodologia utilizada na presente investigação é do tipo qualitativo e exploratório no que se refere à pesquisa bibliográfica no repositório da RCAAP e do tipo quantitativa quanto à aferição e leitura de conciliação dos dados selecionado anteriormente, esta triangulação vai permitir um estudo mais consistente.