Aferição cognitiva das ferramentas Web X.0.
Date
2012
Embargo
Advisor
Coadvisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
As ferramentas Web 2.0 e 3.0 estão ao alcance de todos, nomeadamente ao serviço do
ensino. Mas nem sempre são usadas da melhor forma, sendo muitas das vezes uma tropia ao
sucesso do ensino-aprendizagem. Este artigo pretende criar uma forma de avaliar e validar as
características das ferramentas web na vertente ensino, para que possam ser reutilizá-las na
aprendizagem. Foram analisadas as principais ferramentas web utilizadas pelos alunos e
criada uma grelha que permitiu aferir as potencialidades cognitivas das mesmas, identificando
desta forma quais as ferramentas web com maiores capacidades no domínio da aprendizagem. Web Tools 2.0 and 3.0 are available to everyone, including at the service of education. But
not always used optimally, and often a tropy to the success of teaching and learning. This article
aims to create a way to assess and validate the characteristics of web tools in the shed so that
teaching can be reuse in learning. We analyzed the main web tools used by students and
created a grid that allowed the assessment of the cognitive potential of the same, thus
identifying which tools web with greater capabilities in the field of learning.
Keywords
Ferramentas web, Ensino, Aprendizagem, Web Tools, Teaching, Learning
Document Type
conferenceObject
Publisher Version
Dataset
Citation
Peixoto, N., & Sobral, S.R. (2012). Aferição cognitiva das ferramentas Web X.0. In Atas da Conferência Ibérica ieTIC 2012, Bragança.
Identifiers
TID
Designation
Access Type
Open Access