Sobral, Sónia Rolland

A carregar...
Foto do perfil

Endereço de Email

Data de nascimento

Cargo

Último Nome

Sobral

Primeiro Nome

Sónia Rolland

Nome

Sónia Rolland Sobral

Biografia

Licenciada em Informática de Gestão, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação e possui o título de agregado em Ciências da Informação. Desde 1993 é docente da Universidade Portucalense (UPT), sendo atualmente professora associada com agregação. Lecionou em diversos cursos como Engenharia Informática e Engenharia e Gestão Industrial, em diversas instituições como Lodz University of Technology e a Universidade de Aveiro, e em diversos países como Angola e Cabo Verde. Participou em diferentes órgãos, tendo sido presidente do Conselho Pedagógico da UPT. Pertence à comissão de várias conferências internacionais e revistas científicas. É autora de uma centena de publicações, a sua maioria indexadas na SCOPUS e/ou WoS. É membro integrado no REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies, sendo atualmente coordenadora de um dos dois grupos de investigação (Transformação Digital e Inovação nas Organizações). Afiliação: REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies. DCT - Departamento de Ciência e Tecnologia.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Organização
REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies
Centro de investigação que que tem como objetivo principal produzir e disseminar conhecimento teórico e aplicado que possibilite uma maior compreensão das dinâmicas e tendências económicas, empresariais, territoriais e tecnológicas do mundo contemporâneo e dos seus efeitos socioeconómicos. O REMIT adota uma perspetiva multidisciplinar que integra vários domínios científicos: Economia e Gestão; Ciências e Tecnologia; Turismo, Património e Cultura. Founded in 2017, REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies is a research unit of Portucalense University. Based on a multidisciplinary and interdisciplinary perspective it aims at responding to social challenges through a holistic approach involving a wide range of scientific fields such as Economics, Management, Science, Technology, Tourism, Heritage and Culture. Grounded on the production of advanced scientific knowledge, REMIT has a special focus on its application to the resolution of real issues and challenges, having as strategic orientations: - the understanding of local, national and international environment; - the development of activities oriented to professional practice, namely in the business world.

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 2 de 2
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    Aferição cognitiva das ferramentas Web X.0.
    2012 - Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland
    As ferramentas Web 2.0 e 3.0 estão ao alcance de todos, nomeadamente ao serviço do ensino. Mas nem sempre são usadas da melhor forma, sendo muitas das vezes uma tropia ao sucesso do ensino-aprendizagem. Este artigo pretende criar uma forma de avaliar e validar as características das ferramentas web na vertente ensino, para que possam ser reutilizá-las na aprendizagem. Foram analisadas as principais ferramentas web utilizadas pelos alunos e criada uma grelha que permitiu aferir as potencialidades cognitivas das mesmas, identificando desta forma quais as ferramentas web com maiores capacidades no domínio da aprendizagem. Web Tools 2.0 and 3.0 are available to everyone, including at the service of education. But not always used optimally, and often a tropy to the success of teaching and learning. This article aims to create a way to assess and validate the characteristics of web tools in the shed so that teaching can be reuse in learning. We analyzed the main web tools used by students and created a grid that allowed the assessment of the cognitive potential of the same, thus identifying which tools web with greater capabilities in the field of learning.
  • PublicaçãoAcesso Aberto
    10 anos de Ferramentas Web X.0 em Portugal no ensino-aprendizagem.
    2015 - Peixoto, Nuno Miguel Cardoso; Sobral, Sónia Rolland
    Existe atualmente a necessidade de serem feitos estudos relacionados com os novos modelos de ensino-aprendizagem, principalmente modelos que utilizem ferramentas web como apoio pedagógico. Os modelos clássicos com o passar dos anos tornaram-se obsoletos, para além deste facto, as novas gerações estão sujeitas a um meio ambiente bastante diferente do existente quando estes foram criados. A utilização das ferramentas web X.0 como parte interveniente do processo de ensino e de aprendizagem tem sido um aspeto incontornável nestes últimos anos. O incentivo e inovação das metodologias de ensino terão obrigatoriamente de contemplar a utilização destas ferramentas, sendo esta uma das formas que os professores atualmente têm para captar a atenção dos seus alunos. Assim sendo, com este artigo pretende-se fazer um levantamento sobre o uso atual das ferramentas web X.0 no ensino-aprendizagem na última década. Utilizando o Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, foram analisados seiscentos e trinta e nove documentos científicos publicados entre 2005 e 2014 que se encontram armazenados nesta base de dados e que de alguma forma fazem referência à utilização das ferramentas web no ensino e aprendizagem, permitindo desta forma aferir o que está a ser feito dentro desta área em Portugal. A metodologia utilizada na presente investigação é do tipo qualitativo e exploratório no que se refere à pesquisa bibliográfica no repositório da RCAAP e do tipo quantitativa quanto à aferição e leitura de conciliação dos dados selecionado anteriormente, esta triangulação vai permitir um estudo mais consistente.