I2P - Livros / Books
URI permanente para esta coleção:
Livros da autoria ou co-autoria de membros do DPE.
Navegar
Entradas recentes
Publicação Acesso Aberto Contextos de Mediação e de Desenvolvimento Profissional(De Facto Editores, 2018-10) Flores, Maria Assunção; Silva, Ana Maria Costa e; Fernandes, SandraDescrição Esta obra centra-se nos contextos escolares e nos seus protagonistas enquanto agentes da ação educativa na qual tem particular relevância o currículo entendido aqui numa perspetiva ampla e abrangente. Neste sentido, discute-se o currículo e os desafios que se apresentam à educação e à escola do século XXI abordando conteúdos e metodologias que são relevantes para o desenvolvimento pessoal, social e profissional de diversos protagonistas dos contextos educativos escolares, nomeadamente os alunos, os professores e os mediadores, num tempo em que, cada vez mais, se discute a flexibilidade e autonomia curricular e áreas como a educação para a cidadania, para a paz, para a saúde, etc. Nos contextos escolares, os professores são agentes fundamentais do currículo e interpretes ativos das políticas educativas e curriculares. Os contextos escolares são, muitas vezes, marcados por tensões, conflitos e contradições que é necessário considerar na promoção de oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Este livro está organizado em duas partes: a primeira integra os três primeiros capítulos, apresentando a mediação, seu enquadramento, desenvolvimento e implementação em contextos escolares; a segunda parte é dedicada aos professores e aos distintos modos de encarar e de por em prática mecanismos e oportunidades de aprendizagem profissional problematizando os seus contextos e abordagens.Item Acesso Aberto Assessment and Evaluation in Higher Education(MDPI Books, 2023-03) Fernandes, Sandra; Abelha, Marta; Ferreira-Oliveira, Ana TeresaThis book compiles relevant research on students’ learning processes in Higher Education. It presents different dimensions and forms of learning, crucial to understand and tackle diversity and integration regarding more sustainable and inclusive goals. Major challenges have taken place recently considering assessment within higher education and its known impact on students’ learning processes. The application of different assessment methods, considering a general public desire to focus on more skills development and assessment has brought higher education challenges regarding students learning processes and its assessment that are bringing severe changes towards academia. Higher education institutions should act as knowledge and research drivers, and the consideration about the learning processes and assessment methods are key. Special attention is given to assessment methods and purposes, assessment rubrics and the assessment of learning outcomes (knowledge and skills). Research on the challenges, strengths, and opportunities of online and virtual assessment, as well as best practices and recommendations for assessment and evaluation in higher education, are also explored and discussed in this book. This book, which consists of 15 articles written by research experts in their topic of interest, reports the most recent research concerning assessment and evaluation in higher education. The book includes changes in education and higher education that can lead to a systematic modification of higher education.Item Acesso Aberto Project-Based Learning: Implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia(UMinho Editora, 2021) Alves, Anabela C.; Fernandes, SandraEste livro apresenta a metodologia de Project -Based Learning (PBL) ou Aprendizagem baseada em Projeto, desde a sua fase de preparação até à sua implementação num curso de Engenharia. Nesse sentido, visa constituir -se como um recurso de apoio a todos os interessados em implementar PBL, nos seus contextos de ensino e de aprendizagem. Apresenta uma descrição detalhada das etapas e procedimentos ne-cessários para a preparação, definição, arranque, execução e finalização do processo PBL, partindo da realidade de um contexto concreto, nomeadamente, o curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Escola de Enge-nharia da Universidade do Minho, Portugal.