Dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: Um estudo com alunos do primeiro ano

dc.contributor.authorSantos, Acácia Angeli dos
dc.contributor.authorNoronha, Ana Paula
dc.contributor.authorZanon, Cristian
dc.contributor.authorFerreira, Joaquim Armando
dc.contributor.authorCasanova, Joana R.
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.contributor.authorAraújo, Alexandra M.
dc.date.accessioned2017-02-15T17:05:11Z
dc.date.available2017-02-15T17:05:11Z
dc.date.embargo2017-12-31
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA qualidade da adaptação e sucesso no Ensino Superior está relacionada com características prévias dos estudantes, sendo que a literatura sugere diferenças de género, de tipos de estudos e de background familiar nos resultados dos estudantes. Além de variáveis socioculturais nesta determinação, variáveis mais sociocognitivas como as expetativas de resultado e a autoeficácia parecem influenciar as experiências adaptativas dos estudantes. Este estudo caracteriza as dificuldades antecipadas de adaptação de um grupo de 931 estudantes de uma universidade pública portuguesa, que acedem ao primeiro ano do Ensino Superior, uma semana antes do início das suas aulas. A análise das dificuldades antecipadas, avaliadas em três domínios – adaptação académica, integração social e autonomia -, é feita em função da área do curso frequentado, do sexo e do agrupamento em estudantes de primeira geração (pais sem frequência do Ensino Superior) ou estudantes de famílias com formação superior. Os resultados sugerem o impacto destas variáveis, sobretudo em termos da antecipação de dificuldades de integração social e autonomia, apontando para maiores dificuldades antecipadas nas mulheres, estudantes de primeira geração e estudantes de cursos de ciências sociais e humanas. Discutem-se implicações para a investigação e intervenção e contexto de Ensino Superior.pt_PT
dc.description.abstractThe quality of adaptation and success in Higher Education is related to students’ entry characteristics, as literature suggests the impact of gender, the field of studies, and family background on students’ results. In addition to sociocultural factors, social-cognitive variables such as outcome expectations and self-efficacy also influence students’ adaptation experiences. This study characterizes the anticipated difficulties presented by a group of 931 first-year students matriculating at a Portuguese public university, one week before the beginning of classes. The analysis of anticipated difficulties, assessed in three major domains – academic adjustment, social integration, and autonomy -, is conducted concerning the field of studies, sex, and grouping in first-generation (students’ whose parents do not have a college education) or students from families with higher education backgrounds. Findings suggest the impact of these variables, namely regarding anticipated social integration and autonomy difficulties, suggesting higher anticipated difficulties by women, first-generation students, and students in social sciences and humanities courses. The results are discussed regarding implications for research and intervention in Higher Education.pt_PT
dc.identifier.citationAraújo, A. M., Santos, A. A., Noronha, A. P., Zanon, C., Ferreira, J. A., Casanova, J., & Almeida, L. S. (2016). Dificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: Um estudo com alunos do primeiro ano. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educacion, 3(2), 102-111. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1757pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.17979/reipe.2016.3.2.1846pt_PT
dc.identifier.issn1138-1663
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11328/1757
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2016.3.2.1846pt_PT
dc.rightsembargoed access
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectAdaptaçãopt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectStudent adjustmentpt_PT
dc.titleDificuldades antecipadas de adaptação ao ensino superior: Um estudo com alunos do primeiro anopt_PT
dc.title.alternativeAnticipated adaptation difficulties to higher education: a study with first-year studentspt_PT
dc.typejournal articlept_PT
degois.publication.firstPage102pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage111pt_PT
degois.publication.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educacionpt_PT
degois.publication.volume3pt_PT
dspace.entity.typePublicationen
person.affiliation.nameI2P - Instituto Portucalense de Psicologia
person.familyNameAraújo
person.givenNameAlexandra M.
person.identifier.ciencia-idF513-2F7A-A091
person.identifier.orcid0000-0003-4345-0856
person.identifier.ridF-5093-2012
person.identifier.scopus-author-id55749283100
relation.isAuthorOfPublication034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery034a1fc8-5096-446d-ad59-be00e92093f0

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dificuldades Antecipadas de Adaptação ao Ensino Superior.pdf
Size:
329.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format